Biografias

Orador da Sessão Plenária

José Reis Lagarto

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José Reis Lagarto é Doutor em Ciências da Educação – Sistemas de Formação e Educação a Distância, Professor Associado da Faculdade de Ciências Humanas e membro do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Humanas e da Faculdade Educação e Psicologia da Universidade Católica de Portugal (UCP). É também Coordenador do Mestrado em Ciências da Educação, especialização em TIC e Educação, desenvolvidas no ensino à distância na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica de Portugal desde 2003 e ainda Coordenador de Tecnologias da Educação Ciências em cursos de doutoramento na Faculdade de Educação e Psicologia.

É Professor responsável das unidades curriculares de Educação a Distância e eLearning, Multimédia e Comunicação, Seminário de Projeto em TIC e Educação, Metodologia da Investigação em Educação e responsável pelo acompanhamento e avaliação do projeto Maneele – Manuais escolares eletrónico, a decorrer no Agrupamento de Escolas de Cuba e promovido pela Direção Geral de Estabelecimentos Escolares do Ministério da Educação. É membro da equipa de coordenação dos programas de pós-graduação e Mestrado em Língua Gestual Portuguesa na UCP.

Tem inúmeras publicações no campo das TIC e ensino a distância. Foi autor de três livros e vários artigos relacionados com as questões de formação profissional em educação a distância, as TIC e educação, o uso de tecnologias para o ensino de alunos surdos e elearning e inovação na sala de aula. Desenvolve atividades de investigação na área da conceção do projeto de e-learning e influência das políticas de TIC nos processos de ensino e aprendizagem.

Oradores das Sessões e Workshops

André Neves

Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no Brasil e investigador do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq) onde atua essencialmente no desenvolvimento de métodos e técnicas de Design Thinking como instrumentos de inovação em diferentes segmentos do mercado, dentre os quais destacamos a Saúde e a Educação.

Ana Pereira

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães – Ramo de Formação Educacional. Ao longo dos últimos 16 anos, tem lecionado as disciplinas de Inglês, no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, e de Alemão no 3.º ciclo do Ensino Básico. Atualmente, é professora na Escola Secundária de Loulé, onde leciona a disciplina de Inglês a cursos científico-humanísticos e a cursos profissionais.

Enquanto professora de línguas estrangeiras, sempre considerou que as novas tecnologias têm um papel fundamental na aprendizagem das mesmas, na medida em que permitem enriquecer as aulas, inovando e diversificando estratégias, potenciam o seu aspeto comunicativo (algo essencial na lecionação de uma língua), além de motivarem os alunos para as diversas atividades, envolvendo-os mais ativamente nas mesmas.

Como tal, e atendendo ao facto de que, nos últimos anos, os desenvolvimentos na área das tecnologias se sucedem a um ritmo quase vertiginoso, torna-se necessário estar em constante atualização. Por esse motivo, tem frequentado vários cursos de formação na área das TIC, nomeadamente no âmbito do ensino das línguas.

Carlos Mangas

Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de estudos Portugueses e Espanhóis e mestre em Ensino de Línguas no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Leciona na Escola Pública há oito anos. Deu formação a adultos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Faro, em 2012. Desde 2011, tem trabalhado em parceria com a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve na orientação de estágios, no âmbito do Estágio/Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Ensino de Línguas no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário – área de especialização de Espanhol, chegando a celebrar um contrato de assistente convidado em regime parcial, em 2013. Atualmente é professor no Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita, em Loulé, e leciona a disciplina de Espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico.

Como professor de língua estrangeira, sente que é importante estar sempre atualizado, principalmente na área novas tecnologias. O mesmo considera ainda que as TIC têm um papel fulcral na aprendizagem de uma língua (estrangeira), uma vez que podem tornar uma aula mais interativa, dinâmica e motivadora. Atendendo a esse facto, tem realizado várias formações na área das TIC, sendo grande parte delas associadas ao Ensino das Línguas (estrangeiras).

Ernesto Vilar

Designer, Professor da Universidade da Beira Interior (UBI) e investigador do LabCOM e CIAUD. Especializou-se no desenvolvimento de metodologias para o Design com foco na análise do comportamento humano em situação de interação com produtos físico e digitais. Em 2014 criou o 1º mestrado académico em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais de Portugal e é atualmente coordenador no Laboratório de Videojogos G3Dlab. Desenvolveu aplicações “gamificadas” para a educação aplicadas pelo ensino público português e estuda as componentes da experiência de utilização em videojogos.

João Fernandes

João Fernandes é professor de Biologia e Geologia. É investigador em Educação em Ciências, com interesse em espaços de aprendizagem, aprendizagem activa, teoria da actividade, recursos educativos abertos e tecnologia educativa. É formador de professores na especialidade de tecnologia educativa, estando envolvido em particular no projecto “Ensino a Distância”, uma oferta formativa destinado a alunos, filhos de profissionais itinerantes (circenses, feirantes, entre outros). É também membro da equipa de investigação do projecto “Atitudes, expectativas e práticas nos laboratórios escolares do ensino secundário”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

João Filipe de Matos

João Filipe de Matos é Professor Catedrático no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. As suas áreas de investigação e ensino são Currículo, Formação de Professores e Tecnologia. Actualmente coordena o Grupo de Investigação: Educação, Tecnologia e Sociedade onde desenvolve projectos no âmbito da Aprendizagem em Ambientes Educativos com Tecnologias focando em particular tecnologias móveis e realidade aumentada, e-learning e formação a distância, robótica educativa, aprendizagem e desenvolvimento profissional dos professores com TIC, aprendizagem e manuais digitais, competências do século XXI, aprendizagem em comunidades de prática, teoria da actividade e educação matemática crítica. Coordena e participa nos projetos de investigação “iTEC (Innovative Technologies for an Engaging Classroom)” e “C2Ti (Centro de Competência em Tecnologias e Inovação)” do IEUL.

 

José Moura Carvalho

Professor de Inglês do Ensino Secundário, foi Leitor de Português na Universidade de Southampton, Reino Unido, fez parte do Polo do Projeto MINERVA da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, trabalhou no Instituto de Inovação Educacional, foi Coordenador do Centro Virtual Camões, do então Instituto Camões, colaborou com o Gabinete de Avaliação Educacional, trabalhou na Direção-Geral de Educação, onde chefiou a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas. É, atualmente, o Presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) e o Coordenador do projeto TEA: Tablets no Ensino e na Aprendizagem. A sala de aula Gulbenkian: entender o presente, preparar o futuro, sob os auspícios da Fundação Calouste Gulbenkian.

Esteve implicado e coordenou vários projetos e iniciativas na área das TIC na educação. Tem vários artigos e um livro publicados em torno da temática da utilização educativa das tecnologias digitais.

Laura Filipe

É licenciada em Língua e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses e Ingleses) e Mestre em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Profissional de educação há mais de duas décadas, pertence ao quadro da Escola Secundária de Santa Maria – Sintra (Agrupamento de Escolas Monte da Lua), encontrando-se, presentemente, requisitada pela Direção-Geral da Educação, onde integra o Serviço Nacional de Apoio eTwinning da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas.

De 2009 a 2011 foi membro da Equipa de Português da Direção de Serviços de Desenvolvimento Curricular (DSDC) da DGIDC, tendo trabalhado diretamente com os autores dos Programas de Português do Ensino Básico e com a equipa responsável pela elaboração das Metas de Aprendizagem. Entre 1999 e 2006 foi orientadora de estágio pela FLUL. Foi ainda Delegada de Grupo, membro do Conselho Pedagógico, membro da Comissão de Avaliação de Docentes, Diretora de Turma, Coordenadora de Apoios e responsável por Clubes de Música.

Rui Marvanejo

Licenciado em Geografia Via Ensino, Mestre em Geografia Humana e Planeamento Regional e Local e Doutorando em Turismo (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), tem leccionado no ensino secundário disciplinas no âmbito do grupo 420 e participado em projetos no âmbito das TIC, quer como formador acreditado quer como participante na introdução de plataformas de aprendizagem (Class Server da Microsoft, Moodle) ou ainda como colaborador no desenvolvimento de sistemas de gestão (Prodesis, Prodesis RT – Universidade Católica). Desempenhou o cargo de Presidente do Conselho Pedagógico, assessorou a direção da Escola Secundária Sebastião e Silva, integrou comissões de avaliação docente e é avaliador externo no âmbito do atual modelo de avaliação de desempenho. No ensino superior, está ligado à formação inicial de professores do ensino básico (1º ciclo) e educadores de infância desde 2000/2001 e é actualmente investigador do Centro de Estudos Geográficos (Territur), colaborando com o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território.

Sílvia Zuzarte

Embaixadora da Iniciativa Laboratórios de Aprendizagem (PT)/Future Classroom Lab(EUN) na equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação. Professora de Matemática no Agrupamento de Escolas de Casquilhos, no Barreiro. Licenciada pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, começou a lecionar em janeiro de 1995 e fez o mestrado em Didática da Matemática na mesma instituição. Desde o início da sua carreira que se interessou pelas tecnologias, como as calculadoras gráficas e Ambientes de Geometria Dinâmica.

Sónia Barbosa

Embaixadora da Iniciativa Laboratórios de Aprendizagem (PT)/Future Classroom Lab(EUN) na equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação. Professora de Matemática, no Barreiro, no Agrupamento de Escolas Álvaro Velho. Licenciada em 1997 pela Universidade de Évora. Estudante de Doutoramento em Matemática, agregada ao Centro de Investigação em Matemática e Aplicações pela Universidade de Évora (desde 2013). Este ano foi distinguida como Microsoft Innovative Educator Expert 2015.

Vasco de Sousa

Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com licenciatura em Supervisão Educativa e Mestrado em Relações Interculturais. No seu currículo escolar de mais de 35 anos, já exerceu e desempenhou praticamente todos os cargos relacionados com a educação, nomeadamente Diretor Executivo do Agrupamento de Escolas de Ferreira (Paços de Ferreira – Porto) durante sete anos, coordenador de diversos estabelecimento de ensino, Presidente de Conselho Pedagógico, Presidente do Conselho Coordenador de Articulação Curricular, Coordenador de Projetos de Agrupamento e lecionou na Escola do Magistério Primário de Guimarães e em diversas escolas técnico-profissionais do distrito do Porto. Foi o responsável pela introdução e implementação do Projeto Pitágoras no município de Albufeira, no qual o ensino era feito sem manuais escolares e com a ajuda de mesas interativas. Os manuais de apoio eram os livros do Plano Nacional de Leitura. Esta atividade foi objeto de várias publicações, nomeadamente no jornal Expresso e na TVI. Também a então Ministra da Educação assistiu a uma aula dentro destes parâmetros em plena sala de aula na Escola EB1/JI dos Caliços, Albufeira.

Utilizou sempre na sua atividade docente o recurso às novas tecnologias e hoje, no exercício das suas funções letivas na Escola EB1/JI da Correeira, em Albufeira onde orienta uma turma do 2.º ano de escolaridade utiliza quadro interativo para dar as suas aulas. Tem frequentado diversas ações de formação no âmbito das novas tecnologias e também ele orienta e apoia em espaço escolar os seus colegas de profissão. É ainda formador certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, tem especialização formativa na área das Bibliotecas Escolares e é Avaliador Externo.