A internet como ferramenta …

A internet como ferramenta para o ensino e a aprendizagem da cultura e da literatura portuguesas

 

Maria José Silvestre

[email protected]
Centro de Investigação em Educação e Psicologia – Univ. de Évora
Agrupamento de Escolas n.º 2 de Évora

Segundo a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1985), uma das condições para uma aprendizagem bem-sucedida é a organização dos conteúdos de uma forma lógica e equilibrada, por temas, dispondo de pontos de relação claros, por forma a que o aprendente consiga ancorar o novo conhecimento num outro conhecimento, anterior e que já domina, criando, assim, mecanismos individuais de ampliação do conhecimento. Outra das condições sine qua non para uma aprendizagem efetiva consiste na atitude favorável do aprendente, ou seja, a existência de motivação intrínseca que lhe permita envolver-se ativamente no processo de aprendizagem.

Seguindo de perto a proposta metodológica de Fernández López (2003) – que propõe como etapas na construção de uma unidade didática a motivação, a descoberta da novidade, a pesquisa e atenção seletiva, a retenção e recuperação, a conceptualização, a aplicação e a avaliação –, defendemos que o recurso à internet na sala de aula de Português pode constituir uma mais-valia, do ponto de vista pedagógico-didático, no ensino e aprendizagem de conteúdos linguísticos, literários e culturais, cujo forte potencial motivador os professores podem e devem aproveitar.

Partindo da questão inicial Como pode o professor de Português potenciar o uso da internet, colocando-a ao serviço do alargamento da bagagem lexical e cultural dos alunos?, pretendemos exemplificar como o contacto com documentos autênticos web permite o desenvolvimento de competências várias: compreensão do oral, expressão oral, expressão escrita e leitura. Para tal, estabelecemos como objetivos do estudo: i) apresentar os dados de uma revisão de literatura sobre as potencialidades do recurso às tecnologias digitais em contexto de sala de aula; (ii) aprofundar o conhecimento em didática da Língua e da Literatura Portuguesas; e (iii) discutir estratégias para o ensino com recurso às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).

O estudo parte de uma revisão de literatura atualizada sobre as potencialidades do recurso a tecnologias digitais em contexto de sala de aula (nomeadamente como fator de motivação e melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem), apresentando alguns exemplos de documentos web autênticos potenciadores do desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e competências da esfera escolar.

 

REFERÊNCIAS

Amado, J. (2000). Interacção pedagógica e indisciplina na aula. Porto: Edições ASA.

Bernardes, J. C. & Mateus, R. A. (2011). Literatura e ensino do português. Lisboa: Fundação Manuel dos Santos.

Costa, F. & Peralta, H. (2006). Primary teachers’competence and confidence. Level regarding the use of ict. Comunicação apresentada na ED- MEDIA – World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia e Telecommunications. EUA: Orlando.

Díaz-Aguado, M. J. (2000). A educação intercultural e aprendizagem cooperativa. Porto Editora.

Distler, R. R. (2015). Contribuições de David Ausubel para a intervenção psicopedagógica. Revista Psicopedagogia32(98), 191-199. Recuperado em 12 de feveiro de 2017, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862015000200009&lng=pt&tlng=pt.

Fernandes, L. F. P. (2008). Clima de sala de aula e relação educativa: as representações dos alunos de 3º ciclo. Dissertação de Mestrado. Faro: Universidade do Algarve.

Fernández López, S. (2003). Propuesta curricular y Marco Común Europeo de Referencia – desarrollo por tareas. Madrid: Edinumen.

Fino, C. N. (2007). O futuro da escola do passado. In Jesus Maria Sousa & Carlos Fino (Orgs.). A escola sob suspeita (pp. 31-44). Porto: Asa.

Garran, N. R. (2004). El clima escolar. Revista Digital Innovación e Investigación. 7(3). Retirado de  http://www.csicsif.es/andalucia/modules/mod_sevilla/archivos/revistaense/n7v3/clima.PDF.

Jonassen, D. (2007). Computadores, ferramentas cognitivas: Desenvolver o pensamento crítico nas escolas. Porto: Porto Editora.

Nóbrega, S. P. G (2015). Leitura e tratamento do texto literário na aula de Português. Espaço(s) e modo(s) de intervenção. Tese de Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino. Coimbra: Universidade de Coimbra.

Oliveira Martins et al. (2017) (Coord.). Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória; Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho criado nos termos do Despacho n.º 9311/2016, de 21 de julho. Ministério da Educação. Retirado de http://dge.mec.pt/perfil.

Patela, N. C. (2013). Reflectir histórias, reflectir sobre a língua e cultura… À distância de um clique. Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2013, pp. 4821-4835. ISBN: 978-989-8525-22-24794.

Papert, S. (2008). A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. ed. rev. Porto Alegre: Artmed.

Pereira, M. G. G. R. (2012). O Percurso Curricular Alternativo, um desafio à inovação pedagógica? Uma abordagem etnográfica aos cenários de aprendizagem de uma turma de 5º ano com proposta de PCA. Funchal: Universidade da Madeira.

Ribeiro, C. M. C. (2006). Aprendizagem cooperativa na sala de aula: uma estratégia para aquisição de algumas competências cognitivas e atitudinais definidas pelo ministério da educação. Um estudo com alunos do 9.º ano de escolaridade. Dissertação de Mestrado. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Schmidt, M. & Ĉagran, B. (2006). Classroom climate in regular primary school settings with children with special needs. Educational Studies, (4), pp. 361 – 372. Retirado de  http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03055690600850123#.VLbfJCusXIY.

Silva, L. (2002). Estruturas de participação e interação na sala de aula. In Dino, P. (org.) Interação na fala e na escrita. São Paulo: Projetos Paralelos.

Tavares, M. D. (2015). A comunicação na cultura – A Internet como ferramenta da comunicação cultural na captação de públicos nas Companhias profissionais de Teatro Independente.  Dissertação realizada no âmbito do Mestrado em Ciências da Comunicação – variante Cultura, Património e Ciência, Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Valadares & Moreira (2010). A teoria da aprendizagem significativa. Sua fundamentação e implementação. Coimbra: Edições Almedina.