Aprender a programar com robôs

Duarte Duarte, Filipe de Jesus e Paulo Ribeiro
dduarte@es-loule.edu.pt; fjesus@es-loule.edu.pt;
pribeiro@es-loule.edu.pt
Escola Secundária de Loulé

 

O crescente reconhecimento da importância da programação computacional no desenvolvimento de competências transversais, como o pensamento analítico, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade, têm despoletado iniciativas nacionais e mundiais com o propósito de incluir o ensino da programação em várias áreas e níveis de ensino para além dos cursos específicos de informática. Os “Clubes de Robótica” e as iniciativas “Iniciação à programação no primeiro ciclo”, CodeMove, HourOfCode ou CodeWeek são apenas alguns exemplos.

Esta comunicação visa apresentar as experiencias desenvolvidas no projeto Erasmus+, ação chave 2, “Coding skill development using robotics for young Europeans“, que Escola Secundária de Loulé integra, em parceria com a empresa Lituana Robotikos Akademija, duas escolas lituanas e uma escola letã. No âmbito deste projeto foram formados 8 professores portugueses, 14 lituanos e 7 letões e foram construídos materiais educativos e de formação para a utilização dos robôs EV3 da Lego Education e da metodologia desenvolvida pela Universidade Carnegie Mellon, com o propósito de facilitar a aprendizagem de programação nos ensinos secundário e profissional. Os recursos produzidos incluem um conjunto de materiais para aprendizagem autónoma de programação através da robótica, dividido por lições individuais, um manual de boas práticas, resultante da aplicação das experiências desenvolvidas em cada uma das escolas parceiras e um curso de formação para professores, para que os materiais desenvolvidos e as experiências realizadas possam ser disseminados localmente em cada um dos países participantes. Neste sentido, foi já aprovada uma oficina de formação para professores portugueses, de 30 horas presenciais mais 30 horas de trabalho autónomo, que será realizada no ano letivo 2017/2018.