Plataforma Khan Academy em Português
– aprender matemática de forma divertida e ao ritmo de cada um

Miguel António Cortiço de Castro

miguel-a-castro@telecom.pt

Fundação PT

 

A Khan Academy em português europeu é uma plataforma educativa online gratuita e acessível a todos, que permite que os alunos, através da resolução de exercícios e visualização de vídeos, aprendam matemática de uma forma diferente, divertida e ao seu ritmo.

Desde 2013 que a Fundação Portugal Telecom tem vindo a traduzir e adaptar para a realidade portuguesa os conteúdos da plataforma da ONG norte-americana Khan Academy. A missão desta organização é a de oferecer uma educação de qualidade a qualquer pessoa, em qualquer lugar e de forma gratuita, através de uma plataforma na internet acessível 24 horas por dia.

Lançada em fevereiro de 2017, a plataforma Khan Academy em português europeu está disponível em https://pt-pt.khanacademy.org/ e contém atualmente cerca de 8.500 exercícios interativos e mais de 500 vídeos do ensino básico. E muitos mais se seguirão… Com todas as funcionalidades da plataforma dos EUA, tem campos específicos para Alunos, Professores e Pais.

Os alunos usufruem de uma experiência personalizada de aprendizagem, com recursos educativos adaptados ao ritmo de cada um. Podem explorar as matérias resolvendo exercícios interativos de Matemática, tendo a ajuda de dicas e/ou visualizando vídeos explicativos. Uma vez que a plataforma tem características de jogo, vão ganhando pontos, medalhas e desbloqueando “avatares” quando resolvem exercícios e visualizam vídeos. À medida que os alunos evoluem na aprendizagem, a sua atividade vai sendo registada em relatórios, disponíveis para o aluno, professores e encarregados de educação.

Os professores, por seu turno, podem criar turmas, recomendar exercícios e monitorizar em tempo real os conhecimentos e progresso dos alunos (por período de tempo, por matéria ou mesmo por alunos com dificuldades). Os pais, podem não só monitorizar o progresso do seu educando mas também (re)aprender Matemática.

No ano letivo de 2016/2017 a Fundação PT, em colaboração com a Direção Geral da Educação e com a Educom, tem vindo a desenvolver um projeto-piloto de utilização da Khan Academy em 5 Agrupamentos de Escolas da Zona Oeste, envolvendo 30 professores e 750 alunos.

Nº máximo de formandos: 20                                                           

Material necessário para formandos: os formandos deverão trazer o seu computador/tablet