Cenários criativos: robótica criativa e teatro “lambe lambe” com recurso a tecnologias digitais e de prototipagem

Manuel Moreira

manuelmoreira22@gmail.com

Externato Marquês de Pombal e Escola EB1 do Bairro da Madre Deus

 

“Cenários Criativos” foi um projeto desenvolvido com alunos do ensino recorrente e do 1º ciclo, tendo como ponto de partida o desenvolvimento de metodologias pedagógicas capazes de darem respostas às necessidades evidenciadas. Apesar de contextos educativos diferentes, os objetivos são comuns: utilizar os recursos digitais e processos de prototipagem como meios facilitadores das aprendizagens e como fatores impulsionadores da criatividade, aplicados no ensino das artes visuais e expressões.

Estas dinâmicas e metodologias apresentam uma nova abordagem das metas curriculares, capazes de motivarem e de facilitarem o processo de aprendizagem em determinadas matérias que os alunos revelam mais dificuldades. Neste sentido, no caso dos alunos do ensino recorrente, equivalente ao 9º ano, utilizaram-se processos de prototipagem e impressão 3D para o ensino das axonometrias, projeção ortogonal e perspetiva cónica. Nesta área, os alunos puderam desenvolver um projeto pessoal com aplicação dos conhecimentos adquiridos e utilizar como recursos: canetas de desenho 3D, impressão 3D e incluir elementos interativos de electrónica simples.

Com alunos do 1º Ciclo, o trabalho incidiu com turmas do 2º e 4º anos e, o projeto desenvolvido, enquadra-se no âmbito da expressões, relacionadas com as atividades extracurriculares. Os projetos foram trabalhados em grupo e teve como ponto de partida os mini teatros “Lambe Lambe”, com a sua origem no Brasil. A partir de uma história ou conto, os alunos utilizaram materiais simples na construção do cenário e personagens, com inclusão de elementos interativos como tablets e aplicações móveis, que contribuíram para uma maior diversidade criativa e que facilitaram o processo desenvolvido.