PROJETO-PILOTO “MATEMÁTICA E KHAN ACADEMY”: UMA EXPERIÊNCIA NO 2º CICLO

João Neves

jcfmneves@sapo.pt

Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde

Escola Básica dos 2º e 3º ciclos D. luís de Ataíde – Peniche

 

khan Academy é uma ONG americana, que promove a educação gratuita a nível mundial, e desde 2013, através de um protocolo, a Fundação PT é potenciadora desta aprendizagem no nosso país, ao efetuar a tradução para português europeu, quer dos vídeos, quer dos exercícios da plataforma. A Educom e a Direção Geral de Educação uniram-se a esta iniciativa e promoveram a concretização deste projeto-piloto que envolveu cinco agrupamentos de escolas do Oeste.

No ano letivo 2016/17, o agrupamento D. Luís de Ataíde esteve envolvido neste projeto piloto com turmas do 1º, 2º e 3º ciclos. Durante sete meses cinco professores frequentaram formação na modalidade oficina. Ao longo de cinco meses, as minhas duas turmas do 6º ano e uma do 5ºano, conviveram com esta plataforma.

Quase semanalmente, os cerca de 70 alunos a que leciono desenvolveram alguma atividade tendo como suporte a plataforma Khan Academy, quer através de trabalho presencial, quer através de trabalho autónomo.

Pretende-se aqui, divulgar algumas das metodologias implementadas, da resposta dos alunos perante a plataforma, dos materiais utilizados, e dos resultados obtidos.

Assim, esperamos que a implementação deste projeto-piloto, a consequente divulgação e a sua monitorização, efetuada por uma equipa da Universidade Nova de Lisboa, venha a ser mais um contributo, para o ensino da matemática nas nossas escolas, utilizando as novas tecnologias.

 

 

REFERÊNCIAS

 

Roberty Murphy, Lawrence Gallagher, Andrew Krumm, Jessica Mislevy and Amy Hafter, “Research on the Use of Khan Academy in Schools,” SRI International, March 2014, http://www.sri.com/sites/default/files/publications/2014-03-07_implementation_briefing.pdf .