LIVROS COM HISTÓRIA … DAS PALAVRAS DE PAPEL AO DIGITAL

Cristina Barcoso Lourenço
cristinabarcoso@gmail.com
Agrupamento de Escolas de Montenegro, Faro

 

O objetivo central deste projeto consistiu na apresentação de um livro, ligado aos conteúdos de História, com recurso às tecnologias da informação. Foi fornecida aos alunos uma lista de livros, devendo eles escolher um livro de acordo com os seus interesses e/ou capacidades. A leitura do livro foi orientada por um guião que os alunos tinham de seguir e que os conduzia à pesquisa da informação em suporte digital dos seguintes temas: dados históricos, sobre o autor e referentes à obra escolhida; reflexão histórica sobre o livro e avaliação pessoal. Após esta tarefa, os alunos escolheram a ferramenta digital que queriam construir (powerpoint, prezi, vídeo, kahoot…) tendo em vista o recurso a produzir. Surgiram trabalhos criativos que revelaram outras formas de estimular o conhecimento histórico, tendo as palavras de papel ganho uma nova vida no digital.

A enquadrar o “Livros com História” esteve o referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar” que estabelece três grandes áreas: literacia da leitura, literacia dos media e literacia da informação, sendo a literacia digital abordada numa perspetiva transver­sal. Neste projeto cruzaram-se as literacias da leitura e da informação, procurando-se, por um lado, estimular o gosto pela leitura e, por outro, dotar os alunos de conhecimentos que os capacitassem para a pesquisa, acesso, avaliação, produção e uso ético e eficaz dos recursos e ferramentas de informação e comunicação.

Este foi o 3.º ano do projeto. Este ano foi aplicado em 13 turmas, do 6.º ao 9.º anos, cerca de 270 alunos, em parceria com os professores de Português, e com o apoio do professor de TIC e do Clube de Informática.

Desde que foi criado já participaram 32 turmas e cerca de 700 alunos no “Livros com História”.

Ver site: https://sites.google.com/view/livroscomhistoria/in%C3%ADcio

 

REFERÊNCIAS

 

Rede de Bibliotecas Escolares (2012). Aprender com a biblioteca escolar. Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico. Retirado de http://www.rbe.min-edu.pt/np4/np4/?newsId=681&fileName=Aprender _com_a_biblioteca_escolar.pdf