PROJETO-PILOTO “MATEMÁTICA E KHAN ACADEMY”: UMA EXPERIÊNCIA NO 3.º CICLO

Margarida Ferrão, Susana Sousinha
[email protected]; [email protected]
Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos D. Luís de Ataíde – Peniche

 

O acesso à internet através de tablets, computadores, aplicações e outras plataformas, ganha cada vez mais espaço na vida dos adolescentes de hoje em dia, constituindo simultaneamente um enorme desafio para o professor acompanhar toda esta evolução, usando as melhores estratégias nas suas práticas letivas. É necessária uma reflexão, com vista a uma mudança de práticas que promovam a utilização de metodologias ativas e participativas, fomentando o gosto pela disciplina, a motivação e autonomia dos alunos e consequentemente o sucesso na aprendizagem da Matemática.

 A plataforma Khan Academy possibilita a dinamização do processo ensino-aprendizagem de várias formas, promovendo o desenvolvimento de competências, camufladas no ensino “tradicional” (centrado no professor e que já não está em sintonia com os novos contextos educativos).

Pretende-se com esta comunicação a partilha de todo um conjunto de dinâmicas associadas à utilização da plataforma Khan Academy, implementada ao longo dos 2.º e 3.ºs períodos do ano letivo 2016/17, em 7 turmas do 7.º, 8.º e 9.ºs anos da Escola D. Luís de Ataíde de Peniche.

Iremos focar as diversas formas de utilização da plataforma, as estratégias implementadas, os vários contextos em que foi aplicada, o desempenho dos alunos e os resultados obtidos.

Pretende-se ainda divulgar e promover a utilização sistemática da plataforma, numa perspetiva futura, enfatizando todas as suas potencialidades e vantagens da sua utilização.