O Lago da Nossa Escola

Inês Pernes; Madalena Abrantes; Maria Cristina Macieira; Neli Ornelas

inapernes@hotmail.com; madalena.abrantes@spg.edu.pt;
mcristinarcmacieira@gmail.com; neli.ornelas@spg.edu.pt

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes

O projeto “O lago da nossa Escola” surgiu, por proposta da IBM e EDUCOM, como um projeto de âmbito vertical a envolver alunos de níveis de ensino diferentes, desde a pré-escola ao 2º ciclo, sempre tendo como perspetiva o estudo de um ecossistema. Não foram as TIC que orientaram o nosso trabalho, mas o nosso trabalho que foi necessitando cada vez mais do seu contributo.

Os alunos da pré-escola utilizaram elementos recolhidos no ecossistema para a introdução de conceitos matemáticos e do dia a dia e não utilizaram as TIC, até porque não as têm à disposição na escola onde se encontram.

Os alunos do 1º ciclo já puderam realizar pesquisas sobre elementos vivos e não vivos do ecossistema, assim como recriar em sala de aula algumas das situações observadas na natureza. Neste nível de ensino já foram utilizadas as TIC, como uma ferramenta útil de pesquisa, o padlet como forma de divulgação do trabalho e o Kahoot como ferramenta de avaliação.

Com os alunos do 2º ciclo surgiu rapidamente a necessidade de os envolver em atividades práticas e que se constituíssem como novas experiências. Deste modo foram colocadas à disposição dos alunos bússolas, fitas métricas, termómetros diversos e contas sensíveis aos raios UV que os alunos utilizaram para recolha sistemática de dados. Estes dados foram posteriormente tratados nas aulas de Matemática e depois devolvidos à disciplina de Ciências Naturais para serem retiradas conclusões. Neste nível de ensino, as TIC surgiram como instrumentos de pesquisa (tablets e telemóveis dos alunos), divulgação (padlet), tratamento e apresentação de dados (folhas Excel), avaliação (Kahoot) e, de uma forma que não pode ser generalizada a todos os alunos, a utilização da ferramenta Tinkercad para posterior impressão em 3D do ecossistema em estudo.