FERRAMENTAS COGNITIVAS NA SALA DE AULA

Teams, Bloco de Notas Escolar e Outras Ferramentas Educativas

Ana Paula Loureiro e Vítor Girão Bastos

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Colégio Vasco da Gama

Introdução

O uso das ferramentas cognitivas na sala de aula aqui apresentado, insere-se na prática do projeto iClass, desenvolvido no Colégio Vasco da Gama, desde o ano 2016-2017. Esta experiência pedagógica começou por ser implementada apenas numa turma piloto do 7.º ano e, este ano letivo, estendeu-se a todas as turmas do 7.º e 8.º anos.

Para além de todas as estratégias pedagógicas inerentes a este projeto, as ferramentas aqui apresentadas, facilitam as práticas docentes, num contexto de autorregulação das aprendizagens e permitem ter um feedback síncrono do percurso do aluno. Facilitam o ensino individualizado, respeitando o ritmo de cada aluno e permitindo alavancar os alunos para patamares mais elevados da sua aprendizagem.

 

Objetivos

Em termos de necessidades, verificou-se que, com o desenvolvimento e proliferação de Ambientes Educativos Inovadores em vários pontos do país, seria conveniente que o Colégio Vasco de Gama apostasse num projeto que fosse ao encontro desta realidade.

Por outro lado, quisemos verificar até que ponto os alunos se adaptariam a uma realidade na qual o tablet fizesse parte do seu contexto escolar e não apenas do ambiente lúdico em que se movem. Assim, o projeto aliou a tríade Pedagogia-Espaço-Tecnologia, sendo que aqui iremos explorar até que ponto a Tecnologia e as ferramentas utilizadas neste contexto tiveram e continuam a ter influência na adaptação praticamente imediata dos alunos aos cadernos diários e manuais totalmente digitais.

  

Processo

 A apresentação do projeto foi feita numa fase inicial aos Encarregados de Educação e na mesma semana aos alunos da turma-piloto.

O Conselho de Turma fez formação externa e interna para que a utilização das ferramentas decorresse da melhor forma. De salientar que existem também reuniões semanais nas quais os professores constroem uma matriz curricular interdisciplinar e partilham as práticas das suas aulas.

 

Resultados

 O sucesso da turma-piloto em termos de adaptação às novas metodologias foi preponderante para que o projeto fosse alargado às restantes turmas de 7.º e 8.º anos.

Neste momento, em todas as turmas os alunos estão totalmente familiarizados com as ferramentas, revelam bastante autonomia na sua utilização e mostram capacidade de resolução de problemas, espírito crítico e competências de colaboração.

 

Ferramentas – TEAMS / Onenote

Uma vez que a base tecnológica do projeto são as ferramentas TEAMS e Onenote da Microsoft, considerámos preponderante apresentá-las de uma forma concreta, com exemplos de utilização por parte de alunos e professores.

Do Teams iremos explorar a área das “conversas”, “tarefas” e “ficheiros” e relativamente ao Onenote serão apresentados os seus constituintes (biblioteca de conteúdos, espaço de colaboração e caderno do aluno) e as potencialidades de cada uma dessas áreas.

 

Outras ferramentas

Para além das ferramentas Microsoft, são ainda utilizadas outras tais como: Padlet, Popplet, Sway, Animoto, Spark, Biteable, etc das quais serão apresentados alguns exemplos concretos de utilização educativa, no âmbito de várias disciplinas.