APRENDER A FILOSOFAR COM RECURSO A TECNOLOGIAS MÓVEIS

Isabel Bernardo

isabelmariabernardo@yahoo.com

Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede

 

O trabalho que se apresenta decorre da introdução continuada de recursos digitais na aula de Filosofia, suportada pelo uso de dispositivos móveis (tablets).

Dando continuidade a práticas pedagógicas iniciadas em anos letivos anteriores com turmas diferentes, o objetivo da professora é o de aferir de que forma o uso de tecnologias móveis facilita a aprendizagem do Filosofar, tendo em conta a concretização do “Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória” e o estabelecido nas “Aprendizagens essenciais” de Filosofia.

As atividades de aprendizagem estão a ser desenvolvidas com uma turma de 27 alunos do 10.º ano, do curso de Ciências-Tecnologias e que integra o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. As atividades incluem situações de “resolução de problemas” e “inquiry based learning”, algumas das quais com articulação interdisciplinar.

As atividades estão sempre estruturadas com guiões que explicitam as aprendizagens a alcançar e os critérios de avaliação.

Pretende-se mostrar exemplos de atividades, e produtos realizados pelos alunos, que, usando ferramentas de trabalho colaborativo e de produção de informação, sustentam que o uso das tecnoclogias móveis na aula de Filosofia são um poderoso instrumento para a tornar num laboratório e aprendizagem de competências cognitivas complexas (problematizar, conceptualizar e argumentar), competências inerentes a vários domínios do Perfil do Aluno.

Os resultados obtidos, que incluem questionários de monitorização preenchidos pelos alunos, mostram a importâncias destas ferramentas na organização de ambientes complexos de aprendizagem e o impacto na motivação dos alunos.