APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR: EXEMPLOS DE PRÁTICAS CURRICULARES INTEGRADAS COM RECURSO A TECNOLOGIAS DIGITAIS

 

Isabel Bernardo

isabelmariabernardo@yahoo.com

Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede

 

O trabalho que se apresenta decorre da implementação piloto, ao ensino secundário, do referencial “Aprender com a biblioteca escolar”.

Pretende-se mostrar: 1) de que forma a planificação integrada de atividades em coparceria entre a Biblioteca Escolar e o professor de sala de aula contribuem para o desenvolvimento de competências digitais, tendo em conta o Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, nomeadamente pela introdução em aula de recursos e tecnologias digitais; 2) como pode a integração curricular contribuir para a flexibilização cucricular entendida com a aplicação de metodologias de ensino centradas no aluno e adiversificação de instrumentos de avaliação.

As atividades a apresentar abarcam o trabalho desenvolvido no presente ano letivo com 7 turmas, do 10.º ao 12.º ano, de discplinas como Biologia e Geologia, Português 10.º e 11.º ano e História, 12.º ano. Três das turmas integram o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.

Serão apresentados exemplos de atividades, com realce no processo de trabalho com uso de aplicações e equipamentos digitais (Canva, QR Code, Drive, Blogue, Socrative, My Histro, Dipity, Timeglider, Timetoast tablets e smartphone), as aprendizagens pretendidas e os produtos elaborados pelos alunos.