SCRATCH ON ROAD

Emília Bigotte de Almeida1,2, Ricardo Almeida2

ebigotte@isec.pt ; ricardo.almeida@caspae.pt

1Coimbra Polytechnic – ISEC, Coimbra, Portugal

2CASPAE, IPSS, Coimbra

 

O projeto “Scratch on Road” concentra respostas na qualidade e inovação do sistema de educação e formação, na redução e prevenção do abandono escolar precoce e estabelecimento de condições de igualdade no acesso à educação, para crianças do 1.º ciclo do ensino básico das escolas do concelho de Coimbra que pelas suas dimensões, afastamento dos centros tecnológicos ou falta de recursos humanos e materiais, não podem ter incluída esta atividade nos seus programas educativos.

Este projeto de inclusão dos indivíduos em atividades consideradas fundamentais, procura dar resposta à falta de recursos tecnológicos nas escolas e à boa gestão dos mesmos. A atividade promovida pela Direção Geral de Educação (Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico) desde 2015, prevê a utilização de um computador para cada dois alunos. No 1.º ciclo são raras as escolas do nosso concelho com as condições necessárias para proporcionarem esta atividade aos seus alunos.

Neste âmbito, foram adquiridos 24 computadores, com o apoio do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, distribuídos por duas unidades móveis (malas de viagem) que se deslocam de escola em escola. O CASPAE é responsável pela gestão e execução do projeto, bem como pelo transporte dos formadores e dos materiais.

Por fim, apelando à responsabilidade social das empresas da região, estas contribuem com o valor monetário ou o recurso humano, para a dinamização destas atividades.

O projeto, com início a janeiro de 2018, conta já com 5 empresas envolvidas, que apoiam um total de 138 alunos em sete turmas de seis escolas distintas.

O seu crescimento e o envolvimento de outras instituições no apoio ao desenvolvimento deste projeto, revelam sem dúvida a importância reconhecida e o seu impacto na comunidade.