ATIVIDADES DE PROGRAMAÇÃO COM LEGO® WEDO

João Marques e Vânia Ramos

joaojosemarques@gmail.com; vaniapramos@gmail.com

Agrupamento de Escolas José Saramago/Agrupamento de Escolas de Azeitão

 

Nos últimos anos as áreas da programação e da robótica têm vindo a assumir um papel cada vez mais importante nas nossas escolas, dado permitirem o desenvolvimento de competências transversais a várias áreas do saber. Deixaram de ser unicamente utilizadas nas disciplinas técnicas e passaram a ser um valioso recurso para todos os ciclos de ensino e em contextos de aprendizagem diversificados.

A robótica educativa é, “uma ferramenta com enorme potencial que permite, quando adequadamente utilizada, promover a motivação e a qualidade das aprendizagens dos alunos. Dada a sua versatilidade, pode o mesmo equipamento ser utilizado em múltiplos contextos educativos, em diversas áreas disciplinares ou em contexto inter e transdisciplinar.” (Ramos & Marques, 2017).

O recurso ao kit WeDo da LEGO® permite que os alunos do ensino básico personalizem e montem robots, a partir dos modelos propostos pela marca. Posteriormente, o professor possui ao seu dispor um conjunto de atividades pré-definidas na área das ciências para utilizar em sala de aula. Mas também é possível fomentar a criatividade nos alunos através do recurso a propostas planeadas e concebidas para situações-problema idealizadas pelo professor e/ou pelos alunos.

Com o workshop “Atividades de programação com LEGO® WeDo” pretende-se desenvolver algumas atividades práticas de promoção das STEAM, usando a programação e a robótica como metodologia que permita ao professor potenciar nos alunos o desenvolvimento de diversas competências, tais como a resolução de problemas, trabalho colaborativo, pensamento computacional, pensamento criativo, entre outras. A sessão será, pois, essencialmente prática, com recurso a kits LEGO® WeDo 2.0. Os professores irão resolver de forma lúdica e descontraída alguns problemas orientados e que poderão, à posteriori, realizar em sala de aula ou servir de ponto de partida para a criação de outros.

 

REFERÊNCIAS

Ramos, V. & Marques, J. (2017). ROBÓTICA EDUCATIVA EM PORTUGAL – ESTADO DA

ARTE. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr., no. 13,

  1. 193-197. Comunicação apresentada no XIV Congreso Internacional Galego

Portugués de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho.

http://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13.2738