O MICROSOFT MATHEMATICS NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Paula Maria Barros, José António Fernandes, Cláudia Mendes Araújo

pbarros@ipb.pt; jfernandes@ie.uminho.pt; clmendes@math.uminho.pt

ESTiG, Instituto Politécnico de Bragança / CIEd, Universidade do Minho/ Centro de Matemática, Universidade do Minho

O software Microsoft Mathematics foi lançado pela Microsoft Corporation em 2006, está atualmente na versão 4.0, podendo o seu download ser efetuado, gratuitamente, no site https://www.microsoft.com/pt-pt/download/details.aspx?id=15702.  É um software educativo que fornece um conjunto de ferramentas que podem constituir um apoio para os estudantes dos ensinos básico (3.º ciclo), secundário e superior, na resolução de tarefas que exigem conhecimentos matemáticos. Por exemplo, permite resolver equações, inequações e sistemas de equações lineares, converter unidades de medida, calcular estatísticas básicas, efetuar operações com números complexos, calcular derivadas e integrais, entre outros, e, em alguns casos, possibilita a consulta da resolução passo a passo. Tem também uma vertente gráfica, possibilitando a representação de gráficos a duas ou a três dimensões.

No âmbito de um estudo baseado nas preocupações com o ensino e a aprendizagem da álgebra linear realizou-se uma intervenção de ensino com uma turma de alunos que estava a frequentar a unidade curricular de álgebra linear e geometria analítica numa instituição do ensino superior politécnico.  Como um dos objetivos deste estudo era investigar a influência da utilização do Microsoft Mathematics sobre a aprendizagem dos estudantes, nesta comunicação pretende-se partilhar alguns dos resultados obtidos, explorando particularmente o ponto de vista da resolução de tarefas do tema Sistemas de equações lineares, área também estudada no ensino não superior. Neste contexto, para além de se abordar as funcionalidades do software, pretende-se focar algumas das suas limitações e debater, com base na opinião dos alunos e nas observações da professora/investigadora, as implicações didáticas da sua utilização na sala de aula.