A UTILIZAÇÃO DE UMA SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL EM UMA ATIVIDADE DE ENSINO SOBRE O CONCEITO DE CAMPO ELÉTRICO

Guilherme Henrique Rezende Bittencourt¹, Arilson Paganotti², Adorinda Gonçalves³, Nayara Faria4, Douglas Assis5

¹guilhermehenrique.r.b@hotmail.com; ²arilson.paganotti@ifmg.edu.br; ³agoncalves@ipb.pt; 4nayarafaria04@gmail.com; 5douglasassis.fisica@gmail.com

¹, 2, 4, 5Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG); ³Instituto Politécnico de Bragança

Nesta comunicação apresenta-se o relato de uma experiência vivenciada no contexto de uma escola estadual da cidade de Congonhas no estado de Minas Gerais, Brasil, por discentes do curso de Licenciatura em Física do IFMG Campus Congonhas, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

Nesse contexto, foi desenvolvido pelos bolsistas um roteiro experimental com o objetivo de abordar o conceito de campo elétrico com alunos do 3.º ano do Ensino Médio. Esse roteiro incluía a exploração pelos alunos, em trabalho de grupo, de uma atividade com a simulação computacional “Charges and Fields”, do site “PhET Interactive Simulations”. A simulação permite aos alunos medir e analisar os valores do campo elétrico de cargas elétricas puntiformes – associados a pontos localizados nos arredores das cargas – em função dos valores de distância e do valor da carga. A realização da atividade tinha como objetivos que os alunos pudessem: observar a direção e o sentido do campo elétrico gerado por cargas puntiformes; verificar como o campo elétrico gerado por uma carga varia em função da distância; e construir um gráfico do campo elétrico em função da distância até a carga.

De um modo geral, foi possível perceber, por observação, que os alunos se mostraram interessados na atividade, por se encontrarem diante de uma simulação computacional que lhes permitia uma interação dinâmica e prática com um conceito que apenas conheciam de uma abordagem expositiva e teórica. A maior dificuldade identificada refere-se à construção do gráfico isto é, à utilização de linguagem matemática.