DISPOSITIVOS MÓVEIS NA SALA DE AULA – PERSPETIVAS DE ABORDAGEM NA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS

 

Luísa Diz Lopes

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Agrupamento de Escolas Abade de Baçal

Os jovens que frequentam atualmente a escola nasceram no século XXI e o seu desenvolvimento acompanhou a transformação de uma sociedade que apresenta no centro as tecnologias a partir das quais o mundo se constrói. É nelas que esses jovens encontram a informação e o lazer, é com elas que comunicam, é através delas que se relacionam com o mundo. Entre todos os dispositivos tecnológicos ao seu dispor, a escolha recai num objeto pequeno que os acompanha permanentemente, fazendo “parte do corpo e do cérebro dos jovens de hoje”, como refere o psiquiatra Daniel Sampaio.

Neste sentido, à escola restam duas alternativas: construir a aprendizagem a partir desta constatação, integrando os dispositivos móveis no processo educativo, ou recusar esta realidade, consciente de que está a construir a aprendizagem a partir de uma plataforma que se encontra em desequilíbrio.

Consideramos que o melhor é seguir a primeira opção e, para facilitar esse processo de integração, existem aplicações educativas livres e intuitivas, que contribuem para uma utilização mais rica e eficaz do dispositivo móvel que os jovens trazem consigo e para o enriquecimento do espaço educativo, motivando os alunos e melhorando a sua aprendizagem. A disciplina de português tem disponíveis diversas aplicações que podem auxiliar no desenvolvimento das competências de compreensão e expressão no modo oral e escrito inerentes ao processo de aprendizagem da mesma, que serão apresentadas e acompanhadas por situações concretas de aplicação.