EXPLORAÇÃO DE ATIVIDADES INTERATIVAS MULTIMÉDIA

NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Manuel Meirinhos1, Paula Vaz2, Maria Raquel Patrício3

meirinhos@ipb.pt; paulavaz@ipb.pt; raquel@ipb.pt

1,2,3 Research Center in Basic Education, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

 

Esta comunicação visa a partilha de boas práticas de integração curricular de atividades interativas multimédia no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A experiência de utilização educativa das TIC enquadra-se no âmbito do projeto “SerDigital”. Este projeto é uma parceria da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança com o Colégio Santa Clara, em Bragança. Um dos objetivos do projeto é desenvolver competências nas diferentes áreas das componentes do currículo, bem como nas áreas transversais, integrando as tecnologias emergentes. As atividades interativas multimédia foram desenvolvidas com o software JClic. O JClic é um software de autor dirigido para os professores desenvolveram atividades adequadas aos seus alunos, funcionando diretamente da Internet, em diversas plataformas e sistemas operativos, incluindo dispositivos móveis (Android). Possui uma grande variedade de atividades o que permite criar, com criatividade, atividades não apenas centradas na aprendizagem de conteúdos, mas também no desenvolvimento cognitivo. Para este projeto foram criadas atividades, para diferentes sessões, adaptadas aos conteúdos que os alunos estavam a abordar no âmbito do Português, Estudo do Meio e Matemática. Para além das atividades centradas na aprendizagem de conteúdos foram também desenvolvidas atividades para o desenvolvimento de competências (observação, lateralidade, memória e noção temporal). Nesta comunicação pretendemos mostrar algumas dessas atividades, bem como o processo de implementação e uma reflexão sobre os resultados. Pretendemos ainda disponibilizar as atividades a outros professores que as queiram integrar no processo de aprendizagem dos seus alunos. O processo de implementação decorreu durante o ano letivo 2017/18, com a totalidade de alunos do 1.º ano (N=10), uma hora por semana, de 15 em 15 dias, numa atividade extracurricular denominada BiblioTIC e centrou-se na exploração das atividades interativas multimédia.