A SALA DE AULA INVERTIDA (FLIPPED CLASSROOM) NAS DINÂMICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Fátima Silva

mfsilva@aegcc.com

Agrupamento de Escolas Dr. Guilherme Correia de Carvalho

 

A sala de aula do Séc. XXI pressupõe a implementação de novas dinâmicas, criando um ambiente de trabalho colaborativo, promovendo a flexibilidade curricular, o despertar e o desenvolvimento de competências dos alunos. A pedagogia de sala de aula invertida (Flipped Classroom), impulsionada por Jonathan Bergmann e Aaron Sams, permite um ensino através de ferramentas digitais e motiva os intervenientes para a melhoria da fluência tecnológica.

Na minha comunicação irei partilhar como dei início à dinâmica da sala de aula invertida e como pretendo divulgar esta metodologia junto dos meus pares.

A metodologia de Flipped Classroom caracteriza-se pelo enriquecimento da dinâmica de sala de aula ao promover nos alunos o gosto pela preparação para o estudo, assim como pelo envolvimento em projetos. O modelo de aula tradicional é invertido, uma vez que os alunos, em ambiente virtual, preparam as temáticas, visionando os vídeos partilhados pelo professor, e, em sala de aula, colocam questões, debatem temas, partilham as suas ideias e resolvem questões em ambientes de aprendizagem mais interativos.

A minha primeira incursão na metodologia de Flipped Classroom concretizou-se ao criar um conteúdo (com recurso à ferramenta digital Biteable) em vídeo que permitiu a reflexão e a aprendizagem com o erro. Agora, eis que chega o momento de envolver os meus pares e criar uma cultura de inovação e criatividade ao promover esta nova dinâmica que se prevê que seja promotora da melhoria das aprendizagens dos alunos. O uso da ferramenta digital Biteable será uma forma de concretizar a metodologia de sala de aula invertida, uma vez que permitirá aos professores a criação de vídeos de forma simplificada, recorrendo às animações da ferramenta para mostrar os conteúdos a lecionar.

A escola do futuro exige a adoção de novas dinâmicas de ensino e de aprendizagem que implicam, inevitavelmente, o uso das novas tecnologias.

 

REFERÊNCIAS

Robinson, Ken, Aronica, Lou, (2011) O Elemento, Porto Editora

The Teacher’s Guide to Flipped Classrooms by Edudemic in: http://www.edudemic.com/guides/flipped-classrooms-guide/