PROJETO COMPETÊNCIAS ALUNO XXI

Fernando Vasques

fernandovasques3@gmail.com

Conservatório de Música da Covilhã

 

Um dos temas de conversa recorrentes entre professores é que os alunos estão cada vez mais desmotivados, com tempos de concentração mais baixos e cada vez menos preparados para um mundo de trabalho que lhes irá pedir competências que a escola não está a trabalhar. Tendo por base esta preocupação, concluímos existir três grandes necessidades:

  • De desenvolver competências essenciais do aluno para o século XXI – entre as quais Criatividade, Pensamento Crítico, Cidadania, Comunicação, Trabalhar Colaborativamente e Construção do Ser.
  • Introdução de novas metodologias que compreendam o aluno atual;
  • A introdução de tecnologia (Tablet) individual para a turma para ajudar a atingir estes objetivos;

 

Assim com a constante preocupação na evolução do ensino e novas metodologias, apostou-se numa alteração do processo de ensino/aprendizagem, não colocando totalmente de lado as competências desenvolvidas no ensino tradicional. A alteração principal foi o papel do professor, deixando de ser o ator mais ativo no ensino, passando a ser apenas o facilitador, elevando o aluno como o principal construtor da aprendizagem.

A mudança na disposição da sala de aula foi outra das necessidades decorrentes da implementação metodológica operacionalizada. Estruturar a sala de aula em modo colaborativo estando os alunos organizados em pequenos grupos, trabalhando muitos vezes em equipa, competência tão necessária nos dias de hoje, independentemente das áreas profissionais futuras. Quanto às novas metodologias de ensino introduzidas foram:

  • Gamificação (Khan Academy, ClassDojo, Kahoot!, entre outras);
  • Sala de Aula Invertida (com a Escola Virtual);
  • Introdução de atividades na planificação semanal segundo a Teoria Inteligência de Howard Gardner, focando na planificação semanal de aulas, a introdução de variadas formas de trabalhar os conteúdos, por exemplo A Espacial/Naturalista- onde o aluno aprende os conteúdos dos seres vivos ao ar livre.

Quanto a resultados – Fantásticos. Os alunos estão mais autónomos, conseguem com grande facilidade fazer um trabalho de grupo, mais responsáveis e criativos. A turma ficou mais dinâmica, com muita vontade de aprender e relaciona-se melhor. Mas é difícil descrever a turma, para isso deixo dois vídeos para conhecerem um pouco do dia-a-dia.

https://youtu.be/rCBg9_ehKGo

https://youtu.be/ZgABKVtM8ys