AUTOMAÇÃO, ROBÓTICA E ESPAÇO

UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO NA AGÊNCIA ESPACIAL EUROPEIA

João Miguel Pinto de Sá

joaosa@gmail.com

Escola Secundária de Avelar Brotero

 

A ESA (Agência Espacial Europeia), organização que Portugal integra, promove um conjunto de atividades e workshops para professores dos países membros. Após candidatura selecionada para participar numa destas iniciativas, destinada a professores do ensino secundário, que teve lugar entre 25 e 27 de abril de 2018, no “ESA Education Training Centre”, na Bélgica, a experiência de aprendizagem, partilha e intercâmbio com professores de diferentes países constituiu uma oportunidade bastante enriquecedora pessoal e profissionalmente.

Inspirados por missões reais no espaço da ESA, os participantes aprenderam e desenvolveram diferentes competências necessárias para levar a cabo com sucesso um projeto espacial.

Recorrendo a kits de robótica LEGO EV3, a microcontroladores Arduino, sensores de ambiente e atuadores, colocaram-se em prática experiências de recolha de dados e programação de dispositivos em cenários que simulam ambientes espaciais. Entre eles um sistema de comunicação via laser, um dispositivo de rega automática e um robô para navegação autónoma com realização de “missões em marte”. Estados de matéria, programação de computadores, recolha, tratamento e análise de dados foram os assuntos alvo de investigação e trabalho.

Na comunicação que aqui propomos, pretende-se partilhar a experiência descrita e apontar uma perspetiva de como esta pode contribuir para o enriquecimento do trabalho docente e da ação com alunos em sala de aula.