A INTERDISCIPLINARIDADE NO PROJETO GEN10S

Elisabete Isabel; Mafalda Cavaco

elisabeteisabel@aevrsa.com; mafaldacavaco@aevrsa.com

Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António

 

No final do ano letivo 2016/17, o Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António apresentou a sua candidatura ao projeto Gen10s, considerando que seria uma boa forma de dar continuidade ao projeto Iniciação à Programação no 1.º Ciclo.

Quando a candidatura foi aceite, foi altura de projetar as turmas que iriam participar, disciplinas e professores. Foram organizados os horários para que os trabalhos se pudessem realizar da melhor forma possível. Participaram duas turmas: uma de 5.º e outra de 6.º ano. As disciplinas envolvidas, em ambas, foram Cidadania, Educação Visual, Educação Tecnológica, Música e Inglês.

Foram desenvolvidos projetos em Scratch, mas, na turma de 6.º ano, com utilização de cenários e atores criados manualmente em plasticina e cartão, e trabalhados posteriormente em formato digital.

Os alunos começaram por explorar o Scratch e muitas das suas funcionalidades. Quando passaram à execução do projeto, os alunos deram largas à sua criatividade e os projetos finais foram originais e imaginativos.

Apenas perdemos na luta contra o tempo, pois muito mais haveria para acrescentar e melhorar em cada um dos projetos. Mas os ganhos foram muitos: colaboração entre os alunos, empenho, motivação, entusiasmo, …, e vontade de continuar a explorar estas ferramentas do séc. XXI não esquecendo conteúdos importantes como o inglês e as artes, e também os valores da cidadania.