FERRAMENTAS WEB 2.0 EM CONTEXTO EDUCATIVO

Sylvie Baltazar

sbsylvie.baltazar@gmail.com

Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira/E.B.1 do Bom João

 

A comunicação que pretendo apresentar prende-se com a utilização de ferramentas web 2.0 em contexto educativo.

A turma na qual foram implementadas as práticas é constituída por vinte e sete alunos do 1.º ano de escolaridade.

Com a introdução destas tecnologias procurei proporcionar uma aprendizagem dinâmica, motivante e adequada à realidade tecnológica com que as crianças, atualmenmte, estão plenamente familiarizadas. Diariamente a maioria das crianças utiliza tabletes, smartphones para jogar e passar o tempo. A utilização das TIC nos processos de ensino e de aprendizagem é uma mais valia para despertar o interesse dos nossos alunos demonstrando-lhes que podemos usar esses dispositivos, que eles associam a jogos, também para aprender e comunicar de formas diferentes.

Assim, propus aos alunos e encarregados de educação a construção de um mural da turma utilizando o PADLET. Este mural permite vários tipos de comunicação, a saber; escola – família; alunos – alunos; professora – alunos; encarregados de educação – professora. No mural constam diversas temáticas nas quais os alunos e pais participam ativamente.

Outra ferramenta utilizada em contexto sala de aula foi o PLICKERS. A sua utilização permite a consolidação e verificação de aprendizagens já desenvolvidas. Com esta estratégia foi possível transformar momentos de avaliação direta, onde muitas vezes os meus alunos demonstravam angústia por medo errar, em momentos lúdicos e divertidos.

São estas duas ferramentas web 2.0 que uso na minha sala de aula que pretendo apresentar, com o mural poderá observar-se a interação que existe entre a escola e a família, assim como algumas atividades desenvolvidas na turma.