AS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DE MATEMÁTICA E AS TIC

O PAFC NUMA TURMA DO 7.º ANO

Sandra Nobre

sandraggnobre@gmail.com

Agrupamento de escolas Professor Paula Nogueira

 

O Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) surge como uma oportunidade para as escolas experimentarem novas formas de organização, permitindo uma gestão do currículo flexível e contextualizada. A operacionalização deste projeto tem um forte potencial para o desenvolvimento de projetos nas escolas que envolvam a diferenciação pedagógica, um aspeto fundamental para promover aprendizagens significativas e em contextos específicos.

O agrupamento de escolas onde leciono aderiu ao projeto com duas turmas do 3.º ciclo, onde eu sou professora de Matemática e de um Domínio de Autonomia Curricular (DAC) de uma dessas turmas do 7.º ano.

Neste encontro pretendo partilhar a forma como a partir das aprendizagens essenciais de Matemática, em articulação com as de outras disciplinas, foram definidas opções curriculares com vista ao desenvolvimento de competências definidas no Perfil dos Alunos. O trabalho realizado ao longo do ano, com a turma, centrou-se no desenvolvimento de projetos variados, onde o recurso às tecnologias digitais esteve sempre presente. Os alunos trabalharam maioritariamente em grupo e utilizaram recursos digitais como: o email, a partilha de documentos na Drive, a folha de cálculo, o power point, o movie maker e o Padlet. Verifico que este tipo de trabalho proporcionou o desenvolvimento de várias competências dos alunos, nomeadamente ao nível do conhecimento tecnológico, da criatividade, da resolução de problemas, do trabalho em equipa, da capacidade de relacionamento interpessoal, da autonomia e da comunicação.