PROJETO GEN10s

Maria Cândida Vieira; [email protected]

Michelle Arnedo Marques; [email protected];

Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira

 

Em pleno século XXI, torna-se imprescindível o desenvolvimento de competências digitais na infância, incorporando as novas tecnologias no currículo escolar, como forma de inovar os métodos de ensino, pela criação de conteúdos digitais de forma criativa, melhorando a aprendizagem dos alunos e o seu sentido de trabalho de grupo.

Este projeto envolveu duas turmas de 6.º ano; o 6.º B, a Português; Educação Visual e Educação Musical; e o 6.º C, Português; Ciências da Natureza e Educação Física, sempre apoiados por 3 professores TIC.

Os Cenários de exploração Scratch escolhidos foram: [C2] – Jogos interativos – Apanha os Advérbios com cenários desenhados e pintados pelos alunos e [C3] – Jogos de perguntas e respostas em Labirintos.

Para dinamizar o projeto GEN10s, tivemos de criar as condições necessárias: recuperar 12 computadores portáteis; trocar de salas; trocar aulas, garantir o acesso à internet e projeção da informação.

Os alunos trabalharam em grupos de 3, envolvendo alunos de ambos os sexos, desenvolvendo competências sociais e de comunicação, partindo dos conteúdos trabalhados nas diferentes disciplinas: os Advérbios; Técnicas de Pintura: aguarela e lápis de cor; Exploração do som eletronicamente; o Corpo Humano com os seus diferentes Sistemas; Jogos Cooperativos/Competitivos de âmbito coletivo.

Entre o 2.º e o 3.º períodos, os alunos tiveram uma formação inicial pelos professores TIC e idealizaram os seus projetos, planificaram autonomamente, desenvolvendo-os com o apoio dos professores de TIC e das disciplinas envolvidas, testando-os, refazendo-os até esgotarem o tempo disponível.

Ao fim das 14 horas previstas de trabalho intensivo, em sessões de 110 minutos cada, os alunos partilharam os seus jogos com os colegas da turma, bem como com a outra turma envolvida e ainda apresentaram a uma turma de 7.º ano (7C).

Os produtos finais encontram-se na plataforma Scratch:

http://genios.org.pt/projetos-desenvolvidos/.

 

REFERÊNCIAS

Regulamento do Projeto Gen10s – Portugal, in http://cdn.impresa.pt/10a/460/10986031/RegulamentoGen10sPortugal-5-julho.pdf

Guia de Implementação, in Plataforma de Apoio ao Projeto Gen10s – Portugal: http://projectos.ese.ips.pt/genios/

Programação em Scratch, in Plataforma de Apoio ao Projeto Gen10s – Portugal: http://projectos.ese.ips.pt/genios/