SMART SPACE – A SALA DE AULA DO FUTURO NO PRESENTE

(FUTURE CLASSROOM LAB)

Anabela David e Manuela Costa

Anabela.david@aenacb.pt; manuela.costa@aenacb.pt

Agrupamento de Escolas Nuno Álvares – Escola Cidade de Castelo Branco

 

Como professoras de Geografia, sentimos os desafios da escola atual, numa sociedade global e em constante mudança. Os princípios orientadores do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória obrigam a uma mudança das práticas letivas. Assim, urge criar espaços de aprendizagem menos rígidos e mais versáteis, adaptados à utilização de novos equipamentos, na sala de aula. Pretendemos, assim, divulgar a nossa Sala de Aula do Futuro, também por nós designada por Smart Space. As práticas educativas desenvolvidas nas nossas escolas são, em grande parte, ainda muito idênticas às que os nossos pais conheceram e que promovem mais a diferenciação entre alunos do que a sua aproximação, em termos de resultados académicos. Assim sendo, desejamos dar a conhecer um espaço onde as barreiras da aprendizagem sejam derrubadas quer pelo acesso ao mesmo tipo de tecnologias quer porque essas tecnologias facilitam a aquisição de aprendizagens por se encontrarem adaptadas a alunos com dificuldades na sua aprendizagem.

A Sala de Aula do Futuro tem o seu protótipo na Sala de Aula do Futuro – Future Classroom, desenvolvida pela European Schoolnet, presente em Bruxelas. Em Portugal, já existem algumas escolas equipadas com este tipo de salas. Castelo Branco, localizada na Beira Interior Sul, sofre dos problemas da interioridade. No espaço escolar, estes problemas refletem-se na manutenção de taxas de abandono escolar elevadas. Mesmo os alunos que não abandonam a escola e cujas perspetivas académicas são muito reduzidas induzem a um aumento da indisciplina na sala de aula e, por vezes, conduzem ao “esgotamento” da classe docente, que se sente incapaz de envolver estes alunos numa dinâmica contínua de sucesso escolar.

Esta comunicação tem como objetivo divulgar algumas atividades já desenvolvidas pelas docentes, na Sala de Aula do Futuro, da Escola Cidade de Castelo Branco, assim como apresentar alguns dos resultados já alcançados.

 

REFERÊNCIAS

 

Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE) (2017). O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação.

Licht, Alexandr H., Tasiopoulou, E., Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. Bruxelas: European Schoolnet.

MBE, Diana (2017). Guidelines on Exploring and Adapting learning spaces in schools. Bruxelas: European Schoolnet