INTEGRAÇÃO DAS TIC, METODOLOGIAS COLABORATIVAS E DE SALA DE AULA INVERTIDA NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA HISTÓRIA

Maria Manuela Lúcio

maria.lucio@agr-tc.pt; maria.manuela.lucio@gmail.pt

Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira

 

Neste trabalho pretende-se apresentar o trabalho desenvolvido junto de turmas de 8.ºAno de Escolaridade na Escola EB 2,3 Dr. Joaquim Magalhães (Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, Faro) no ano letivo de 2017/2018, tendo por base a experiência já obtida em anos letivos precedentes para estruturar novas experiências de aprendizagem na disciplina de História.

Ao longo do ano letivo estas experiências de aprendizagem foram desenhadas tendo em vista a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (utilização dos programas Word, PowerPoint, programas de tratamento de imagem, utilização de motores de busca, email e partilhas por GoogleDrive), como ferramentas de apoio para trabalhos a desenvolver pelos alunos (em contexto de sala de aula e no exterior da mesma) utilizando as metodologias colaborativas de aprendizagem e da Sala de Aula Invertida. Esta última metodologia criou um grande dinamismo na sala de aula e permitiu ultrapassar constrangimentos derivados da realização de tarefas de pesquisa fora da sala de aula habitual revelando-se mais motivadora para os alunos e promotora de maior autonomia e responsabilidade.

Nos trabalhos desenvolvidos todos os elementos acima referidos foram utilizados em articulação e na medida do que mais se adequava em cada momento à finalidade pretendida, sempre tendo em conta os perfis das diferentes turmas e alunos.

No decurso da presente comunicação serão apresentados casos práticos em que esta integração foi colocada em prática, designadamente a realização de trabalhos de grupo e de pares e a realização de relatórios.

De acordo com os resultados obtidos foi possível concluir que a articulação das metodologias acima referidas permitiu uma boa adesão dos alunos aos trabalhos propostos na disciplina de História e, simultaneamente, promoveu a aprendizagem significativa e colaborativa nesta disciplina, bem como as competências dos alunos ao nível autonomia, da Língua Portuguesa (escrita e oralidade) e das competências ao nível das Tecnologias de Informação e Comunicação, contribuindo para a formação integral dos alunos.