DESAFIO: RECICLA, REDUZ, REAPROVEITA

Marta Martins Saraiva

martams1@hotmail.com

Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira – EB1- Bom João

 

 

Lançar um desafio à sociedade torna-se uma responsabilidade social, quando verificamos que o meio ambiente em que vivemos está diariamente a ser afetado pelas nossas ações.

A ação do ser humano no ambiente nas ultimas décadas, tem tido um enorme impacto negativo na saúde de toda a humanidade e tem provocado uma enorme degradação dos ecossistemas.

Centenas de cientistas já alertaram para este enorme flagelo. Enquanto professora não posso deixar de cumprir a minha missão de educadora das futuras gerações no que diz respeito a questões ambientais, tendo em vista um bem comum: uma educação ambiental sustentável.

Foi desta forma que surgiu a ideia de lançar o desafio: Recicla, reduz, reaproveita aos meus alunos e à comunidade em geral.  A partilha de vídeos sobre este tema, realização de trabalhos, participação em concursos e consequente partilha na rede social facebook, foram a principal fonte de motivação e aprendizagem e tiveram sempre como base o reaproveitamento de materiais. Contámos também com a colaboração de Encarregados de educação investigadores ambientais internacionais que nos trouxeram uma apresentação à nossa sala sobre as suas investigações.

Virámos a sala de aula ao contrário. A escrita de textos e a resolução de problemas inerentes a este projeto surgiram muitas vezes de forma espontânea e estávamos realmente todos envolvidos neste projeto de partilha.  Hoje tenho a certeza que todos estão mais conscientes da necessidade do seu contributo para a defesa do meio ambiente e trabalharam de forma consciente e objetiva para ele.

Será que somos todos capazes?

Grupo do facebook- Desafio: Recicla, Reduz, Reaproveita

Grupo Inovar a Educação