PREPARAR A ESCOLA PARA A 4.ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: O PROJETO ERASMUS+/ETWINNING MOBILE APPLICATIONS FOR EFFECTIVE LEARNING

Maria da Piedade Carvalho da Silva

mariasilva@escolasdesatao.pt

Agrupamento de Escolas de Sátão

 

Numa sociedade em que a sofisticação da tecnologia e a integração da inteligência artificial, que marcam a era da quarta revolução industrial (Schwab, 2016), terão um impacto em várias áreas da vida das pessoas num futuro próximo, os cidadãos devem ser dotados de competências (Binkley, et al., 2012) que lhes permitam, por um lado, responder aos dilemas que se lhes deparam, tomar decisões informadas e agir para solucionarem os desafios do presente e do futuro e, por outro, aproveitar os benefícios que as tecnologias podem trazer nas várias dimensões das suas vidas (pessoal, social e profissional).

Este é o desafio ao qual o projeto Erasmus+ AC2/eTwinning “Mobile Applications for Effective Learning (APPS4EL)”, um projeto que envolve um consórcio entre escolas Alemanha, Espanha, Itália, Polónia e Portugal, procura dar resposta.

O projeto APPS4EL visa melhorar a motivação e a participação dos alunos na aprendizagem, através da introdução de mudanças no processo de ensino aprendizagem, suportadas pelo uso de tecnologia móvel e o desenvolvimento profissional contínuo dos docentes.

Ao longo da vigência do projeto (2016-2019), foram elaborados e partilhados planos de aula/ unidade para a integração de aplicações e tecnologias móveis e foram produzidas análises SWOT para facilitar a avaliação da sua implementação. Foi ainda, integrado o programa Apps For Good que permitiu impulsionar os impactos que passamos a destacar:

  • Maior confiança na experimentação de novas aplicações e na integração do uso da tecnologia móvel em sala de aula;
  • Incremento da colaboração entre alunos e professores;
  • Implementação das abordagens pedagógicas Project-Based Learning;
  • Desenvolvimento de competências STEM (colaboração, comunicação, pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade).

 

REFERÊNCIAS

ATC21S (2013). Assessment and Teaching of 21st Century Skills. Site Oficial. Retirado de http://atc21s.org.

Binkley, M., Erstad, O., Hermna, J., Raizen, S., Ripley, M., Miller-Ricci, M., & Rumble, M. (2012). Defining Twenty-First Century Skills. In Griffin, P., Care, E., & McGaw, B. Assessment and Teaching of 21st Century Skills, Dordrecht: Springer.

Schwab, Klaus. (2016). A Quarta Revolução Industrial. São Paulo: Edipro. (Tradução de Daniel Moreira Miranda)