AVILA CREW – UMA EXPERIÊNCIA DE TUTORIA DE ALUNOS PARA ALUNOS

Carlos Santos

carlossantos@ua.pt

DeCA – Universidade de Aveiro

 

A Unidade Curricular (UC) de Laboratório Multimédia 4 da licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade de Aveiro representa um obstáculo significativo para muitos alunos. É uma UC onde são introduzidos conceitos de base de dados relacionais e programação server-side, com recurso a PHP.

Dado o elevado nível de insucesso que existia nesta UC, procurou-se encontrar soluções que permitissem “recuperar” a motivação dos alunos para as temáticas relacionadas com a programação e, se possível, melhorar ainda os resultados relativamente a anos anteriores.

A estratégia delineada passou pela criação de uma equipa de tutoria constituída por ex-alunos da UC que tivessem demonstrado um bom desempenho. Com uma estratégia inicial de angariação de mentores, foi possível constituir uma equipa de aproximadamente 20 voluntários que criaram a equipa autointitulada como AVILA Crew. Essa equipa foi responsável pela preparação, organização e execução das sessões de trabalho designadas por AVILA Sessions.

Cada AVILA Session foi planeada de acordo com os objetivos apresentados pelos docentes da disciplina, estando relacionadas com os conteúdos programáticos onde é normal encontrar mais dificuldades por parte dos alunos.

Para cada sessão foi desenvolvido um conceito, uma imagem gráfica e um desafio em forma de jogo. Para ultrapassar as diferentes etapas do jogo é necessário aplicar os conhecimentos específicos que são explorados na disciplina. Os mentores são responsáveis por garantir que, com mais ou menos apoio, todas as equipas conseguem chegar ao final. As dificuldades vão sendo ultrapassadas através de explicações que, caso necessário, podem envolver vários mentores com diferentes formas de explicar um determinado conceito.

Durante as AVILA Sessions os docentes, embora estando presente, não participam nas atividades. No entanto, todos os conteúdos e soluções são previamente analisadas e discutidas com os mentores de modo a garantir a sua correção científica.

As AVILA Session apresentavam também alguns desafios extra mais avançados, garantindo o interesse por parte de todos os alunos. Ou seja, esta iniciativa não pretende apenas dar apoio aos alunos com mais dificuldades. Pretende-se também estimular todos os alunos a enfrentar desafios mais avançados e, desse modo, contribuir para uma aprendizagem mais rica por parte de todos. Nesta sessão pretende-se apresentar o conceito que levou à constituição da AVILA Crew e analisar algumas das estratégias utilizadas para os jogos de algumas das AVILA Sessions.

 

URL: https://www.facebook.com/pg/avilacrewntc/