UMA EXPERIÊNCIA – PROJETO GEN10S

Isabel Costa

isabel.costa@aelc-lamego.pt

Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego

 

Nesta sessão pretende-se dar a conhecer uma experiência pedagógica no âmbito do projeto GEN10S, apresentando a sua metodologia e as potencialidades da ferramenta Scratch. Esta ferramenta é uma das áreas da informática que mais curiosidade tem vindo a despertar, sendo também uma das mais promissoras, que permite que os alunos assumam o papel de criadores de jogos, atividades com recurso à tecnologia aliadas a conteúdos disciplinares. A utilização de uma linguagem de programação como o Scratch, é, certamente, uma das melhores maneiras de desenvolver, nos alunos, o pensamento computacional.

Pretende-se também mostrar aos presentes como é que este projeto permite “reduzir o fosso nas competências digitais e promover a igualdade de oportunidade na área digital entre os mais novos” e promover o trabalho colaborativo e multidisciplinar, usando a programação como ponto de partida para a aquisição de saberes de diversas áreas disciplinares.