TRABALHAR COM PROJETOS: CRIAR PROBLEM SOLVERS

Carla Manuela Mendes Ribeiro Mansilha

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Escola Básica e Secundária D. Sancho II, Alijó

 

Nesta comunicação pretende-se dar a conhecer a experiência pedagógica de aprendizagem baseada em projetos em diferentes contextos: Projeto Apps For Good e na disciplina Aplicações Informáticas B com alunos do 7º e 12.º ano de escolaridade respetivamente.

Pretende-se mostrar a metodologia utilizada com os alunos em relação ao trabalho baseado em projetos.  Esta metodologia é utilizada tanto em contexto informal, como por exemplo no projeto Apps For Good, que decorre em regime AfterSchool, como em contexto formal, como por exemplo, na disciplina de Aplicações Informáticas B. Vivemos numa economia baseada em conhecimento, os alunos têm os seus dispositivos e acedem facilmente à informação. É importante que eles tenham as competências que lhes permitam gerar o conhecimento a partir desta informação, de trabalhar em equipa, interagindo de forma ajustada, valorizando e considerando a perspetiva do outro, o saber ouvir, contribuir e respeitar ativamente decisões em grupo, de resolver problemas e de serem capazes de comunicar e mostrar as soluções que encontraram, tornando-se assim “problem solvers”. A aprendizagem baseada em projetos possibilita aos alunos passar por todas estas etapas e adquirir estas competências.

Em suma, demonstrar-se-á que a aprendizagem baseada em projetos promove as soft skills, consideradas essenciais não só para o mercado de trabalho, mas também para o foro pessoal, como por exemplo, a cidadania. Ajudando, desta forma a preparar os nossos alunos para as mudanças e a desenvolver competências que lhes permitam lidar com problemas complexos e a ampliar as suas oportunidades de realização.