RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E ATIVIDADES CRIATIVAS EM SCRATCH

António Manuel Vilela Mansilha

antoniomansilha.757@aealijo.edu.pt

Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó – Centro Escolar de Alijó

 

Nesta workshop propõe-se a realização de algumas atividades com a linguagem de programação por blocos Scratch, a apresentação e demonstração de uma atividade de articulação interdisciplinar (Matemática e TIC/Probótica) com objetos tangíveis programáveis (Blue Boot e Anprino) aplicável em diferentes níveis de ensino.

Pretende-se trabalhar conteúdos relacionados com o desenvolvimento do pensamento computacional como noções de: algoritmos, eventos, sequencias de instruções, condições, ciclos, operadores de comparação, input e output de informação, entre outros. Serão abordadas diversas abordagens metodológicas como Project Based Learning (PBL), Gamming e Pair Programming.

Os participantes terão a oportunidade de desenvolver atividades em Scracth, nas quais observarão algumas particularidades da mesma. Demonstrar-se-á uma abordagem com a análise e interpretação de um problema; definição de estratégias para a resolução do mesmo; programação na linguagem por blocos Scratch (palco e atores); execução e verificação da solução do problema.

A utilização do Scratch permite o desenvolvimento da literacia digital dos alunos e competências transversais ao currículo, uma vez que permite trabalhar conteúdos de diversas disciplinas, o que contribui para elevar a motivação dos alunos e consolidação das aprendizagens.