A PLATAFORMA EDMODO – SUAS POTENCIALIDADES COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

 

Maria Cristina de Sá Ribeiro Parente

mcristina.parente@gmail.com

Agrupamento de Escolas da Sé – Lamego

 

O novo paradigma educacional, centrado no aluno, na comunicação, no processo de ensino aprendizagem, numa integração de competências e numa avaliação formativa, combina ambientes presenciais com ambientes e à distância, ambientes fechados com abertos, do trabalho em rede com outras escolas e com outras fontes produtoras de informação e conhecimento.

Cabe ao professor encontrar novas formas de desafiar os aprendentes e dar respostas ao seu perfil e interesses, respeitando a diversidade humana dentro de uma turma e adotando metodologias inovadoras, variadas e ativas, assim como tecnologias promotoras de uma aprendizagem ativa, interativa, colaborativa, cooperativa e significativa, como, por exemplo, a plataforma Edmodo.

Pretende-se que os alunos sejam aprendentes e utilizadores autónomos e responsáveis, construindo e refletindo sobre a sua própria aprendizagem, e partilhando a sua experiência com outros aprendentes (Conselho da Europa, 2001). O Edmodo, ferramenta essencial na comunicação com os meus alunos e no seu processo de ensino e aprendizagem, contribui para a consecução destes objetivos.

Este workshop centrar-se-á na demonstração das potencialidades da plataforma educacional e social Edmodo, designadamente no que respeita à implementação de atividades de aprendizagem inovadoras, à motivação para aprender e à promoção do sucesso educativo. Assim, visa:

  1. Promover “Ambientes educativos inovadores”, propícios à utilização de novas abordagens, nomeadamente a aprendizagem baseada em projetos;
  2. Conhecer a plataforma como forma de promover uma aprendizagem colaborativa, cooperativa e significativa, motivar, avaliar formativamente e aproximar as atividades de aprendizagem às ferramentas tecnológicas;
  3. Partilhar experiências de boas práticas com recurso às novas tecnologias, nomeadamente a plataforma Edmodo.

 

REFERÊNCIAS

Conselho da Europa (2001). QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIA PARA AS LÍNGUAS – Aprendizagem, ensino, avaliação. (1ª Edição.). Edições Asa, 2001. Coleção perspetivas atuais, educação.