PLICKERS – UMA FORMA DIFERENTE DE FAZER UMA AVALIAÇÃO FORMATIVA

Paulo Monteiro e Jorge Reis

paulo.monteiro@aves.edu.pt; jorge.reis@aves.edu.pt

Agrupamento de escolas da Sé, Lamego

 

Após a realização do curso estruturado Creativity in Teaching and Learning using ICT: The Digital Classroom que teve lugar em Alcalá de Henares, Madrid, Espanha, de 16 a 20 de abril de 2018, no âmbito do Projeto Erasmus + Ação-chave 1 “Capacitar para os Ambientes Educativos do Século XXI”, consideramos ser importante disseminar e partilhar uma das ferramentas digitais trabalhadas ao longo desta formação.

Em parceria com o colega Jorge Reis, apresentaremos as mais-valias da ferramenta digital Plickers.

 

Objetivos:

  • Dar a conhecer aos professores novas ideias que permitam incorporar as ferramentas digitais nas suas aulas;
  • Diversificar a forma de levar a cabo uma avaliação formativa;
  • Partilhar técnicas inovadoras promotoras de motivação na sala de aula;
  • Partilhar experiências de boas práticas de ensino e aprendizagem com recurso às novas tecnologias/ferramentas digitais (Plickers);

 

Esta ferramenta digital (Plickers) poderá ser usada em qualquer área disciplinar e sala de aula, sendo apenas necessário um telemóvel com internet e um projetor multimédia. Com o Plickers, todos poderão ver a evolução da aprendizagem de conteúdos e detetar algumas lacunas em tempo real. Tendo em conta que o Plickers é uma aplicação que monitoriza a aprendizagem dos alunos, será fácil a cada professor verificar a mais-valia que esta ferramenta representa na aferição de aquisição de conhecimentos.