PLICKERS – UMA FORMA DIFERENTE DE FAZER UMA AVALIAÇÃO FORMATIVA
Paulo Monteiro e Jorge Reis
paulo.monteiro@aves.edu.pt; jorge.reis@aves.edu.pt
Agrupamento de escolas da Sé, Lamego
Após a realização do curso estruturado Creativity in Teaching and Learning using ICT: The Digital Classroom que teve lugar em Alcalá de Henares, Madrid, Espanha, de 16 a 20 de abril de 2018, no âmbito do Projeto Erasmus + Ação-chave 1 “Capacitar para os Ambientes Educativos do Século XXI”, consideramos ser importante disseminar e partilhar uma das ferramentas digitais trabalhadas ao longo desta formação.
Em parceria com o colega Jorge Reis, apresentaremos as mais-valias da ferramenta digital Plickers.
Objetivos:
- Dar a conhecer aos professores novas ideias que permitam incorporar as ferramentas digitais nas suas aulas;
- Diversificar a forma de levar a cabo uma avaliação formativa;
- Partilhar técnicas inovadoras promotoras de motivação na sala de aula;
- Partilhar experiências de boas práticas de ensino e aprendizagem com recurso às novas tecnologias/ferramentas digitais (Plickers);
Esta ferramenta digital (Plickers) poderá ser usada em qualquer área disciplinar e sala de aula, sendo apenas necessário um telemóvel com internet e um projetor multimédia. Com o Plickers, todos poderão ver a evolução da aprendizagem de conteúdos e detetar algumas lacunas em tempo real. Tendo em conta que o Plickers é uma aplicação que monitoriza a aprendizagem dos alunos, será fácil a cada professor verificar a mais-valia que esta ferramenta representa na aferição de aquisição de conhecimentos.