O PADLET E O FLIPGRID COMO FERRAMENTAS PROMOTORAS DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA E DA ORALIDADE

Isabel de Lurdes Pereira do Cabo

[email protected]

Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego

Neste workshop pretende-se apresentar as ferramentas Padlet e FlipGrid, explorar as virtualidades das atividades que envolvem a partilha e a colaboração, dar a conhecer as potencialidades das ferramentas Padlet e FlipGrid no âmbito do desenvolvimento da escrita e da oralidade, experimentar estratégias potenciadoras de aprendizagem e impulsionadoras no âmbito de uma avaliação participada, ter contacto com um recurso que pode possibilitar a melhoria da qualidade das aprendizagens e dos resultados dos alunos graças ao recurso ao feedback de qualidade em tempo real.

Este workshop tem ainda como objetivos proporcionar aos docentes presentes as experiências que podem oferecer aos seus alunos nas suas salas de aula e aprender a criar as suas próprias atividades de aprendizagem.

O Padlet é uma ferramenta que permite a criação e a colaboração com pessoas em todo o mundo. Funciona como uma folha de papel ou um mural que permite a colocação ou “afixação” de documentos em vários suportes (imagens, vídeos, documentos, texto) através de diversos dispositivos (computadores, tablets, telemóveis).

O Flipgrid é uma ferramenta que permite a partilha de vídeos, a discussão de ideias entre professores, alunos e famílias, e que, além disso, possibilita a aprendizagem social e emocional entre os elementos de um grupo-turma ou entre grupos-turma.

Material: os interessados em frequentar a ação devem fazer-se acompanhar de um computador portátil e de um smartphone com acesso à internet.