JAVA COMO LINGUAGEM DE INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO NOS CURSOS PROFISSIONAIS

Abel Fontemanha

abel@aeanadia.pt

Agrupamento de Escolas de Anadia

 

A disciplina de Programação e Sistemas de Informação do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Sistemas Informáticos tem uma carga horária que se estende pelos três anos do curso.

Por norma as linguagens de programação utilizadas na iniciação (10.º ano) em várias escolas (a maioria?) variam entre PASCAL ou C ou C++.

Nos primeiros tempos também assim procedi até que, após frequentar uma Pós-Graduação na Universidade de Aveiro onde a linguagem Java foi leccionada, pensei: JAVA como iniciação?!?!?! E porque não?

É uma ferramenta que abrange todos os conteúdos a leccionar de acordo com o programa em vigência. não havendo necessidade de mudar de linguagem para abordar a POO, interfaces gráficas, ligação às Bases de Dados, etc.

Já lá vão mais de dez anos e não me arrependo da opção tomada: ensinar JAVA logo ao iniciar a disciplina de PSI no 10.º ao Curso Profissional de Técnico e Gestão de Sistemas de Informáticos. Os alunos que se iniciam na programação aprendem a linguagem que lhes for ensinada inicialmente, pois estão no processo de iniciação à aprendizagem.

Vários foram os que prosseguiram estudos e a maioria tem agradecido a aprendizagem que tiveram em Java, por chegarem à Universidade e estarem uns pontos à frente da maioria dos colegas.

Por opção do autor, o resumo não foi escrito ao abrigo do actual acordo ortográfico.

 

REFERÊNCIAS

Liang, Y. Daniel (2015). Introdution to Java Programming – Comprehensive Version (10ª Edição). England: Pearson Education.

Deitel, P. & Deitel, H. (2015). Java How to Program – Early Objects (10ª Edição). England: Pearson Education.

Lowe, Doug (2017). Java All-in-One For Dummies (5ª Edição). USA: John Wiley & Sons, Inc.