FLEXIBILIZAR O CURRÍCULO COM O PROGRAMA APPS FOR GOOD

Maria Piedade Carvalho Silva e António Almeida Lourenço Casal

mariasilva@escolasdesatao.pt; antoniocasal@escolasdesatao.pt

Agrupamento de Escolas de Sátão

Centro de Formação Edufor

 

Repensar a pedagogia para o século XXI é tão importante como identificar as competências que o aluno deve desenvolver. No atual sistema social global, caracterizado pela transformação, complexidade, imprevisibilidade e interdependência, vários são os desafios a que a escola tem de fazer face. No entanto, ainda existe um desfasamento profundo entre as exigências da sociedade atual e o que é oferecido pelo sistema educacional. Poder-se-ia dizer que os equipamentos utilizados nas aulas são mais sofisticados, mas a pedagogia pouco mudou. Predomina ainda a abordagem tradicional assente num modelo centrado no professor, predominantemente expositivo de transmissão de conteúdos compartimentados (Saavedra & Opfer, 2012) que assenta na uniformização dos métodos e das aprendizagens.

O programa Apps for Good, que introduziremos neste workshop, tem como principal objetivo estimular e capacitar os jovens a aplicarem o potencial da tecnologia para transformar o mundo, desenvolvendo aplicações que contribuam para a resolução de problemas do dia a dia das comunidades nas quais se inserem.

Durante a sessão, serão discutidas as potencialidades do programa Apps for Good no contexto da Estratégia Nacional de Educação para Cidadania (ME, 2016), do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (ME, 2017b) e do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (ME, 2017a).

Os participantes terão a oportunidade de trabalhar em grupos multidisciplinares ou monodisciplinares, no sentido de criarem, colaborativamente, propostas para a integração curricular do programa nas suas turmas/disciplinas.

A sessão culminará num momento de partilha e reflexão final em grande grupo.

 

REFERÊNCIAS

 

Saavedra, A.R., & Opfer, V.D. (2012). Teaching and learning 21st century skills: Lessons from the learning science. Report for the first Asia Society Global Cities Education Network Symposium. Santa Monica, CA: RAND Corporation. Retirado de http://asiasociety.org/files/rand-1012report.pdf.

Ministério da Educação (ME). (2016). Estratégia Nacional de Educação para Cidadania. Homologado pelo Despacho n.º 6173/2016, de 10 de maio. Retirado de http://www.dge.mec.pt/estrategia-nacional-de-educacao-para-cidadania.

_____________________. (2017a). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Homologado pelo Despacho n.º 6478/2017, de 26 de julho. Retirado de https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf.

_____________________. (2017b). Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Homologado pelo Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho. Retirado de http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/despacho_5908_2017.pdf

____________________. (2017c). Aprendizagens Essenciais. Retirado de http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais