VÍDEOS ANIMADOS COM BITEABLE E ANIMOTO

Joaquim Miguel Carvalho de Almeida

Joaquim.miguel.almeida@sa-miranda.net

Agrupamento de Escolas Sá de Miranda

 

A exploração das tecnologias da informação na sala de aula pode constituir um instrumento de grande utilidade e riqueza pedagógica.

Neste workshop procura-se demonstrar as várias possibilidades da utilização de algumas ferramentas da Web 2.0, nomeadamente o Biteable e o Animoto, conhecendo as suas potencialidades e explorando estas ferramentas para a construção de vídeos em contexto educativo.

Biteable e Animoto são ferramentas que nos permitem criar vídeos e animações em poucos minutos de uma forma muito simples. Os resultados são excelentes e fornecem muitas opções de modelos, transições, músicas, fotos, efeitos, textos, etc.

São múltiplas as aplicações em contexto de sala de aula, sendo que os professores podem utilizá-las para criar vídeos explicativos ou tutoriais para partilhar com os alunos ou, em alternativa, levar a que os próprios alunos criem os seus próprios materiais.

Uma das vantagens do uso destas ferramentas é que não são necessárias habilidades avançadas de edição de vídeo, pois o processo é simples e acessível para qualquer pessoa.

Assim, atendendo à especificidade do tema, será feita uma exploração guiada pelas ferramentas, seguida de uma metodologia hands on para que os formandos possam ir experimentando as técnicas propostas.