PROJETO iMONTE – A SALA DE AULA MÓVEL COM iPADS

Andreia Guerreiro

andreia.veloso@montemaior.com

Colégio Integrado Monte Maior, Loures

 

O projeto iMonte decorreu durante este ano letivo no Colégio Integrado Monte Maior e teve como objetivo favorecer a emergência de práticas pedagógicas inovadoras ao integrar as tecnologias nas atividades letivas dos alunos, potenciando os benefícios do recurso a iPads. Pretendeu-se envolver os docentes e alunos dos vários ciclos de ensino, no sentido de apostar numa modernização das conceções de ensinar. Deste modo, os professores proporcionaram situações de promoção da autonomia dos alunos, em que estes assumiram o papel de exploradores e de criadores. Os iPads eram transportados de sala em sala num carrinho móvel consoante as requisições efetuadas pelos educadores ou professores das várias disciplinas.

Para a gestão dos iPads os professores utilizam a aplicação “Sala de Aula”, um produto Apple para gestão da sala de aula. Esta aplicação serve de assistente ao professor e permite que este acompanhe o progresso dos alunos e os oriente no trabalho que está a ser desenvolvido. O professor visualiza no seu iPad os ecrãs dos alunos e vai dando feedback à medida que a atividade evolui. Além disso, é possível partilhar com os dispositivos dos alunos livros digitais, documentos, hiperligações ou aplicações. Tanto professores como alunos podem projetar do seu iPad o trabalho realizado, de forma a partilhá-lo com os restantes colegas, promovendo uma aprendizagem colaborativa. Além disso, os alunos cujo processo educativo está abrangido pelo disposto no Decreto-lei 3/2008 e que usufruem de medidas educativas especiais, nomeadamente leitura orientada dos enunciados das fichas de avaliação, fazem-no com recurso do iPad. Com esta ferramenta tecnológica os docentes fazem a gravação do enunciado dos testes e os alunos de forma individual e ao seu ritmo vão ouvindo e resolvendo os exercícios.

Ao introduzir a tecnologia como suporte relevante no processo de aprendizagem os alunos passam a considerar o iPad um instrumento de trabalho.

Palavras-chave: iPads partilhados, Sala de aula móvel, aprendizagem colaborativa.