A COMUNICAÇÃO EM CIÊNCIA E AS TIC

UMA EXPERIÊNCIA NUMA ESCOLA BÁSICA

Dulce Maria Franco

dulce.franco@gmail.com

Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire/CeiED

Esta comunicação tem como objetivo apresentar o resultado de uma conferência que envolveu neste ano letivo 2017/2018, 160 alunos e cujo o tema está inserido duplamente na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e da comunicação em Ciência.

Em contexto escolar, as TIC são muito utilizadas como apoio ao estudo quer seja nas utilizações mais frequentes como as pesquisas, o processador de texto e as apresentações.

Tendo como base o tema do agrupamento, Sociedade Sustentável, realizou-se a 2.ª Conferência: Encontros com a Ciência, em que os oradores foram os alunos do 5.º ao 12.º Ano e do Ensino Profissional. Os objetivos consistiam em: (i) sensibilizar os alunos para a importância da Ciência e da Tecnologia de modo que se capacitem a participar como futuros cidadãos em ações relacionadas com a sustentabilidade do nosso planeta; (ii) utilizar as TIC como um dos recursos de comunicação e divulgação existentes e (iii) promover práticas pedagógicas, promotoras da qualidade de sucesso escolar, através de aprendizagens significativas.

Em síntese, descrever-se-á o processo que permitiu que os alunos quer em grupo ou individualmente apresentassem uma comunicação no âmbito do tema do agrupamento. Procurou-se perceber como os alunos reagiam ao uso das tecnologias, partindo de registos escritos e de reflexões sobre o mesmo.

 

REFERÊNCIAS

 

Afonso, N. (2005). Investigação Naturalista em Educação – um guia prático e crítico. Porto: Asa Editores.