GAMIFICATION NO MOODLE – PARTILHANDO A EXPERIÊNCIA DO USO DE GAMIFICATION NUM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

João Mouro

jmouro@gmail.com

FCT/UNL – Lab eLearning

 

Esta comunicação tem como objetivo partilhar a experiência, as estratégias e algumas das possibilidades de implementação de componentes de “gamification” numa plataforma Moodle utilizada para formação de professores.

Seja para fins profissionais ou de investigação, dinamizei várias formações (principalmente direcionadas para professores) através do Moodle, sendo algumas presenciais ou com uma componente presencial, outras completamente a distância.

Especialmente para a formação a distância, um dos principais obstáculos deve-se à própria natureza da formação que requer disciplina, rotina de trabalho e motivação. Nessa perspetiva, adotei através de algumas funcionalidades do Moodle e alguns módulos adicionais, algumas funcionalidades baseadas na gamificação, com o objetivo, quer de motivar quer de outros tipos de impactos aos meus formandos.

Alguns dos módulos utilizados ​​na formação para essa finalidade foram: Badges, LevelUp!, Progress Bar e Ranking.

Badges – os “badges” foram atribuídos como forma de servir como reforço positivo, para criar competitividade positiva e para servir como evidência dos objetivos alcançados.

Level up – Foi criado um sistema de níveis hierárquicos. As várias atividades ou ações receberam um valor de pontos. Cada usuário que conclui ou executa a atividade recebe um determinado valor. Ao acumular pontos “X”, aumenta o nível. Essa evolução, mais uma vez servindo de motivador, também serve de precedente para ter acesso outros recursos e atividades, servindo como instrumento para aferir algum grau de conhecimento ou, pelo menos, tempo de dedicação.

Ranking – Usando a mesma mecânica dos pontos atribuídos a cada atividade, uma tabela “Ranking” foi criada para motivar publicamente os melhores desempenhos. Para evitar alguns efeitos perversos dos “rankings”, este bloco permite uma classificação semanal, mensal e global. Para os formandos funciona como motivador e gerador de competitividade, seja para formadores, fornece informações sobre o desempenho dos formandos de forma temporal e gráfica.

Barra de Progresso – Foi utilizado um bloco de progresso para os formandos, para que cada formando soubesse em termos das tarefas esperadas que foram concluídas com sucesso. Especialmente para a perspetiva da formação a distância, este bloco é um recurso muito útil, pois permite a gestão pessoal de cada formando em termos das tarefas a serem executadas. Para os formadores, permite, de uma forma simples e gráfica, ter uma visão geral do desempenho dos seus formandos e, ao mesmo tempo, avaliar o seu próprio desempenho e qualidade dos recursos criados.

Nesta comunicação irei descrever como foram utilizadas as funcionalidades descritas acima, partilhar alguns dos processos e alguns depoimentos dos formandos.