PLATAFORMA EDUCATIVA KHAN ACADEMY  – APRENDER MATEMÁTICA DE FORMA DIFERENTE E DIVERTIDA!

 

Ana Catarina Graça1; Cláudia Ventura1; Maria Isabel Bento2; Dulce Pinto2; Susana Roquete3; Patrícia Pereira3

ana-c-graca@telecom.pt; claudia-s-ventura@telecom.pt; f1123@agrupcadaval.com; f1131@agrupcadaval.com; alfsus@sapo.pt; pattyrgp@gmail.com

1Fundação Portugal Telecom

2Agrupamento de Escolas do Cadaval

3Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde

 

A Khan Academy (KA) é uma plataforma educativa que permite que os alunos aprendam matemática de uma forma diferente, divertida e ao seu ritmo.

Desde 2013 que a Fundação Portugal Telecom (Fundação PT) tem vindo a traduzir e adaptar para a realidade portuguesa os conteúdos (vídeos e exercícios) da ONG norte-americana Khan Academy, cuja missão é oferecer uma educação de qualidade a qualquer pessoa, em qualquer lugar e de forma gratuita, através de uma plataforma online.

Em fevereiro de 2017 foi lançada a plataforma KA em português europeu, disponível em https://pt-pt.khanacademy.org/. Já com 33.000 utilizadores e 5,9 milhões de minutos de utilização, contém atualmente 23.500 exercícios e 1.450 vídeos de matemática, sobretudo do ensino básico e campos específicos para Alunos, Professores e Pais.

Nos anos letivos 2016/17 e 2017/18, realizou-se, em parceria entre a Fundação PT, a Educom e a Direção-Geral da Educação, um projeto-piloto de utilização da KA em escolas portuguesas. Este decorreu em 5 Agrupamentos de Escolas da Zona Oeste e envolveu 36 professores e 1.050 alunos.

Os professores envolvidos no projeto-piloto depararam-se com vários desafios mas, utilizando metodologias diversificadas, estratégias de motivação e incluindo a KA na avaliação, notaram que os alunos ficaram mais disponíveis para a aprendizagem da matemática, mais autónomos na resolução de exercícios e com cálculo mental mais desenvolvido. A utilização da KA promoveu, também, o desenvolvimento da leitura, interpretação, comunicação oral, utilização das TIC, espírito crítico, espírito de equipa, entreajuda, partilha, atenção/concentração, resiliência e autoestima. Alguns professores verificaram, ainda, uma melhoria das classificações escolares dos alunos.