APRENDER MATEMÁTICA ROBOTIZANDO

 Paulo Torcato e Raul Coutinho

paulo.torcato@gmail.com; raulepiyr@gmail.com

Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide

 

 

A robótica educativa assume-se cada vez mais como uma estratégia de aprendizagem capaz de promover a auto- aprendizagem e envolver professores e alunos em atividades de investigação científica. Valoriza o trabalho cooperativo, a interdisciplinaridade e a capacidade de resolução de problemas. Motiva os alunos, estimula a criatividade e o espírito crítico. O aluno procura solução para problemas, constrói e reinventa (Passerino & Possamai, 2005).

A sua utilização em sala de aula, permite que os alunos possam desenvolver atividades interdisciplinares na sua área de interesse aumentando a sua motivação para aprendizagem e desenvolvimento de competências (Reswick, 1991, citado por Benitti, 2012).

Com base nestes pressupostos serão apresentadas atividades de robótica e programação baseadas em conteúdos da disciplina de Matemática. Utilizando robôs baseados em “kits”, com um suporte ao utilizador bastante amigável – Lego EV3, e a linguagem de programação visual Lego EV3, os professores irão realizar atividades de proporcionalidade direta, geometria, entre outras.

Este tipo de atividades promove o desenvolvimento de competências relevante para o século XXI nomeadamente no domínio do pensamento crítico, da resolução de problemas concretos, de colaboração ao mesmo tempo que práticas de comunicação diversificadas e em diferentes formatos.

 

REFERÊNCIAS

What is PBL? (s.a.). In Buck Institute for Education: Project Based Learning for de 21th century. [on-line]. Retirado em 18 de abril de 2018 de https://www.bie.org/about/what_pbl.