PROGRAMAR NO PRIMEIRO CICLO: UMA AVENTURA DO OVO AO ROBOT

Ana Chambel e Joana Serina

[email protected]; [email protected]

Agrupamento de Escolas de Sampaio – Sesimbra

 

Esta apresentação pretende divulgar a forma como a utilização das TIC se disseminou pelas várias turmas de primeiro ciclo do agrupamento, partindo da implementação da disciplina como oferta complementar em todas as turmas, desde o primeiro ano até ao quarto, até à inscrição do agrupamento no projeto Probótica promovido pela DGE.

Este projeto teve como grandes objetivos o desenvolvimento da criatividade e do pensamento computacional nos alunos e o desenvolvimento de atividades de articulação curricular.

Com esta apresentação pretendemos mostrar como foi possível desenvolver este tipo de pensamento, partindo de atividades básicas e estruturadas sem utilização de computador ou qualquer outra ferramenta tecnológica até chegar à utilização de robots em sala de aula em atividades de articulação do currículo.

Ao longo do ano letivo, foram construídos jogos e realizadas apresentações entre pares e entre alunos de diferentes turmas. Alguns desses tabuleiros de jogos com os robots são reutilizáveis e farão parte de um conjunto de recursos que passou a estar disponível para todas as turmas do agrupamento.