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A verdadeira história de Pedro e Inês (comunicação)

Emília Almeida1, Ricardo Almeida2, Rui Rodrigues1, Miguel Gouveia2, Dina Henriques3

ebigotte@isec.pt; ricardo.almeida@caspae.pt; ruicr@isec.pt; jumping.mike@gmail.com; dinamaria1@sapo.pt

1ISEC/2CASPAE/3AEEC

 

No ano letivo 2015-2016 a Direção Geral de educação (DGE) em Portugal deu início ao projeto de “Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, pretendendo contribuir para o desenvolvimento de capacidades associadas à programação, nomeadamente o pensamento computacional e a literacia digital nas crianças. Contudo, as exigências da DGE na implementação do projeto não se ajustam à realidade das escolas do 1.º ciclo no concelho de Coimbra, inviabilizando as condições necessárias para proporcionar aquela atividade aos seus alunos. Para dar resposta aos constrangimentos existentes, implementou-se a iniciativa Scratch on Road, enquadrada na oferta de escola, que se baseia num processo de responsabilidade tripartida, onde participam as empresas com o papel de investidor social, apadrinhando turmas no âmbito da sua dimensão de responsabilidade social, o CASPAE-IPSS enquanto promotor do Projeto e responsável pela coordenação técnica e pedagógica do mesmo e o ISEC enquanto Instituição do Ensino Superior que disponibiliza o equipamento enquadrando este projeto no âmbito de uma política corporativa de responsabilidade social. Adicionalmente é aplicada uma metodologia de ensino/aprendizagem que se constitui como fator diferenciador, capaz de promover competências integradas no Perfil de Aprendizagens do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e que, simultaneamente, permite uma formação em contexto dos Professores Titulares das turmas que estão integradas.

Esta comunicação pretende ilustrar como a turma do 4o ano da Escola do Tovim do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro (AEEC) implementou o projeto “A verdadeira história de Pedro e Inês”, com o apoio dos padrinhos Rui Rodrigues e Miguel Gouveia, sob o tema Matemática Criativa. Com esta atividade o currículo foi organizado de modo a promover uma multiplicidade de oportunidades educativas, através da matemática, língua portuguesa, expressão dramática e visual. Potenciou ainda o desenvolvimento de competências específicas, tais como, pensamento crítico e pensamento criativo, saber científico, técnico e tecnológico e sensibilidade estética e artística, entre outras.