Menu Fechar

Palavrinhas: das escolas para a comunidade (comunicação)

José António Abreu e Mário Júlio Marinho

mmarinho@agansiao.pt; joseantonioabreu@agansiao.pt

Agrupamento de Escolas de Ansião

 

O Palavrinhas é, na sua essência, um jornal escolar. Pensado em 1996, surgiu integrado num projeto mais amplo, o clube A Palavra que, no âmbito da língua mãe, pretendia incrementar o gosto pela língua portuguesa, juntamente com oficinas de escrita e de leitura e o clube de teatro. Inicialmente, o Palavrinhas teceu-se a cortes de tesoura e a tubos de cola, mas o ano de 1999 marcou um ponto de viragem e para incrementar a qualidade do jornal, o Palavrinhas foi construído totalmente usando os meus informáticos disponíveis na Escola, impresso e distribuído aos alunos subscritores. De forma a comunicar em tempo real com a comunidade educativa, surgiu em 2001 a primeira versão eletrónica do Palavrinhas, atualizada em 2010 para https://palavrinhas.webnode.pt.

O Palavrinhas tem uma equipa responsável, composta pelos professores José Abreu, Mário Marinho e Maria Cristóvão e colaboradores do Agrupamento de Escolas de Ansião (AEA), que compõem, estruturam e organizam periodicamente as duas versões do jornal.

Deste modo, todo o pulsar, toda a vivência das várias escolas do AEA, onde as atividades, as criações, os artigos, as reportagens e as entrevistas têm visibilidade global através da consulta do Palavrinhas online.