Menu Fechar

A utilização do aplicativo Metaverse como ferramenta de construção de um percurso virtual (sessão prática)

Anabela Estudante e Helena Barracosa

anabela.estudante@aejdfaro.pt; helena.barracosa@aejdfaro.pt

Agrupamento de Escolas João de Deus (Faro)

 

O Metaverse é uma plataforma gratuita de Realidade Aumentada utilizada em contexto educativo para construir experiências interativas de aprendizagem utilizando dispositivos móveis.

As experiências são construídas no Metaverse Studio, organizando os componentes em um “Storyboard”. As experiências são instantaneamente compartilháveis por meio de um link exclusivo ou um código QR, que poderá ser enviado por e-mail ou incorporado num Web site. A presente proposta incorpora a utilização desta ferramenta em contexto educativo com a produção numa sessão prática, com recurso a trabalho colaborativo dos participantes, de um percurso virtual na ESJD.

Assim, no decorrer do workshop, serão abordados os seguintes conteúdos:

  • Funcionamento do Metawerse
  • Exemplificação do trabalho a realizar durante a sessão prática
  • Aplicação da ferramenta Metawerse na construção de um percurso virtual na ESJD com recurso a trabalho colaborativo (em grupos de 2 participantes)
  • Partilha do trabalho realizado entre todos os participantes da sessão

 

Público Alvo:

  • Professores de todos os ciclos e áreas disciplinares

Material:

  • A sessão será desenvolvida numa sala de informática mas os participantes podem utilizar o seu computador pessoal. Os participantes deverão fazer-se acompanhar por um smartphone com a app Metaverse instalada e como atividade prévia deverão ter criado uma conta no Metaverse Studio.

 

App Metaverse

 

Conta no Metaverse Studio