Menu Fechar

Abandonando o powerpoint: ferramentas da web 2.0 para criar e partilhar produtos com e entre os alunos – emaze, popplet/mindmeister, padlet, tagul, QR code (comunicação)

Fernanda Lamy

fernanda.lamy@gmail.com

Escola Secundária de Albufeira

 

Numa época em que tanto se fala em inovação e mudança de práticas na sala de aula, sobretudo ligadas às TIC, os professores vêem-se confrontados com a necessidade de, rapidamente, adquirirem conhecimentos tecnológicos para que possam trabalhar com os seus alunos de forma diferente, mais criativa, ativa e motivadora.

Assim, na sessão prática proposta, pretende-se cumprir quatro objetivos: i) fornecer informações sobre as aplicações referidas no título; ii) compreender o seu funcionamento; iii) perceber a sua relevância pedagógica e iv) praticar os conhecimentos adquiridos.

Procura-se ainda levar os professores participantes a perceber que associar tecnologias à aprendizagem implica uma mudança na forma como se ensina e como se aprende, pois convoca um papel muito mais ativo do aluno e uma postura do professor na sala de aula como organizador, gestor e suporte do processo de ensino aprendizagem.

 

Público Alvo:

  • Professores de todos os ciclos e áreas disciplinares

 

Material:

  • A sessão será desenvolvida numa sala de informática, pelo que fica ao critério dos participantes fazerem-se acompanhar (ou não) de computador ou tablet.