Menu Fechar

Aplicação de um cenário de aprendizagem com recurso a simulações de laboratório (comunicação)

Marco Quinteiro

marcoquinteiro@gmail.com

Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa

 

A profissão docente exige uma atualização constante face aos novos programas e recursos que vão surgindo. No âmbito do ensino da Física, o desenvolvimento de competências do processo científico é fundamental para uma aprendizagem plena da disciplina. O trabalho laboratorial é muitas vezes a estratégia privilegiada para promover uma investigação de cariz experimental, mas podem existir alguns constrangimentos à sua realização. Assim, além de estratégias de ensino mais tradicional, o recurso às tecnologias da informação e comunicação pode operacionalizar estratégias diferentes para a aprendizagem dessas competências. O objetivo desta comunicação é demonstrar que a utilização de um simulador, inserido num espaço de aprendizagem, poderá facilitar a aprendizagem dos alunos relativamente às competências integradas do processo científico. Por um lado, pretende-se averiguar a importância da utilização das ferramentas digitais aprendizagem (simulador e ferramentas de apoio) e, por outro, pretende-se constatar a importância da metodologia de aprendizagem por investigação no desenvolvimento dessas competências. A importância do papel do professor neste processo de ensino-aprendizagem também é alvo de análise, bem como a perceção dos alunos relativamente a este tipo de recurso e estratégia.